Presidência

Uber é contra projeto que altera lei dos aplicativos

Presidente Mônica Leal recebeu a gerente da empresa para discutir a regulamentação da legislação

Reunião com a empresa Uber. Na foto: presidente da CMPA, vereadora Mônica Leal (d); gerente de políticas públicas da Uber, irina Cezar; advogado da Uber, Pedro Alfonsin
Alfonsin e Irina, da Uber, foram recebidos por Mônica (d) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (28/5) a gerente de políticas públicas da Uber, Irina Cesar, e o advogado Pedro Alfonsin, que trouxeram na pauta o projeto dos aplicativos na Capital.

Conforme Irina, a alteração do projeto pelo Legislativo municipal é inconstitucional, tendo em vista que o julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) já está quase finalizado pelo judiciário gaúcho sobre a questão da regulamentação. “Aqui na Câmara existe um projeto do vereador Roberto Robaina (PSOL), que está na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), que pretende alterar a redação da lei, incluindo novos dispositivos aos aplicativos. Nós, da Uber, esclarecemos que qualquer alteração feita pelo Legislativo é inconstitucional. Por isso pedimos o apoio desta Casa para que os vereadores tomem conhecimento do tema”, explica.

Mônica Leal ressaltou que o caminho é a Uber fazer um documento que esclareça a pauta e atualize os vereadores sobre a situação da empresa na Capital. “Se a Uber afirma que a iniciativa é inconstitucional, é fundamental que seja distribuído a todos os vereadores, em plenário, um material informativo que mostre a incompatibilidade com na lei”.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)