Plenário

Uruguaio dos churros sugerido para o Diploma Honra ao Mérito

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Airto Ferronato.
Vereador Airto Ferronato no Plenário Otávio Rocha (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução do vereador Airto Ferronato (PSB), que concede o Diploma Honra ao Mérito a Milton Hernandez Burci. Em 1961, o homenageado mudou-se de Montevidéu, sua terra natal, para Porto Alegre para trabalhar com seu tio, que na época vendia cachorro-quente, pipoca e o famoso Churros del Uruguay em um trailer no Parque Farroupilha (Redenção).

Após 58 anos vendendo seu tradicional churros uruguaio na Redenção, Milton aposentou-se. No entanto, texto publicado em jornal da capital, que questionava o paradeiro do uruguaio dos churros, e a vontade de fazer o que mais ama fizeram com que Milton retomasse as atividades. Dessa vez, em um novo ponto na Avenida Cristóvão Colombo, no Bairro Floresta, onde é morador. Nos primeiros dias do novo ponto, as filas dobravam a esquina da Rua Dr. Timóteo, os antigos clientes e os novos clientes queriam provar os churros quentinhos feitos com o tradicional doce de leite.

“O Churros del Uruguay voltou a ser tema de textos em jornais e de alguns canais online que recordavam o tempo em que Milton trabalhou na Redenção e nas imediações do Colégio Rosário. Diante do sucesso dos churros, sua neta identificou a necessidade de auxiliar o avô, criando página no Facebook Churros Del Uruguay. Atualmente com 78 anos de idade, Milton Hernandez Burci permanece fazendo o que mais gosta na Cidade que escolheu para ser o seu lar e o de sua família”, relata Ferronato.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)