Cultura

V Mostra de Artes apresenta "Os palhaços de Tchékhov" neste final de semana

Convites gratuitos e limitados a dois por CPF podem ser retirados na Seção de Memorial da Câmara

Peça teatral "Os Palhaços de Tchékhov"
Apresentação é baseada em textos teatrais curtos do autor russo (Foto: Camila Cunha)

A V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) vai apresentar, nesta sexta-feira e no sábado (8 e 9/11), o espetáculo de teatro adulto Os palhaços de Tchékhov -  produzido pela Girassol Produções Artísticas. Com faixa etária a partir dos 12 anos, convites gratuitos e duração de 65 minutos, a peça está programada para iniciar às 19 horas dos dois dias. 

A obra é definida como uma livre criação sobre as peças teatrais curtas de Anton Pavlovitch Tchékhov, com trechos escritos pelo autor entre os anos de 1887 e 1902, e algumas citações dos seus consagrados dramas A Gaivota, O Jardim das Cerejeiras e a comédia Tio Vânia. “Um dos maiores dramaturgos russos, também considerado mestre do conto moderno”, conforme expressa a ficha técnica do espetáculo em menção a Tchékhov. 

Elenco

Produzida pela Girassol Produções Artísticas e Culturais, assim como dirigida por Dilmar Messias, três intérpretes compõem o elenco da trama: a atriz, artista circense e instrutora de técnicas corporais Débora Rodrigues; o ator, cenógrafo e figurinista Diego Steffani; e o ator e coordenador do Clube de Palhaços do Circo Girassol (Clup) Tuta Camargo. Já a iluminação e a sonoplastia ficam por conta do iluminador de espetáculos Anderson Balhero.  

Convites

Os convites, que são limitados a dois por CPF, podem ser retirados a partir desta terça (5/11) até sexta-feira (8/11), das 9 horas às 18 horas, na Seção de Memorial da CMPA. Se houver a sobra deles para sábado, serão distribuídos 30 minutos antes do início da peça, ou seja, a partir das 18 horas e 30 minutos do dia 9 de novembro. Para os próximos eventos, as entradas serão sempre disponibilizados a partir da terça-feira anterior ao espetáculo, assim como 30 minutos antes dos eventos que forem aos sábados para os convites remanescentes. 

Programação

A V Mostra de Artes, que vai até o dia 7 de dezembro e conta com o total de 14 títulos - dos quais 10 já se apresentaram -, está chegando ao fim. A programação ainda tem listada espetáculos na modalidade dança, teatro adulto e circo. Na sequência, às 19 horas dos dias 22 e 23 de novembro, será a vez do espetáculo de dança Afluência, dirigido por O Grupo. Acesse a agenda completa AQUI.

Teatro

O Teatro Glênio Peres fica no segundo andar da CMPA e pode ser acessado pela Avenida Loureiro da Silva, n. 255, bairro Centro Histórico (entrada pelo pórtico do estacionamento, situado na rua lateral à Câmara). O espaço conta com 80 assentos, acessibilidade para cadeirantes, assim como ainda disponibiliza a colocação de cadeiras extras. A Casa possui estacionamento gratuito aos visitantes. 

Mostra

Criada em 2013 pelo Legislativo da Capital, a Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres tem atraído grande público. Desde a primeira edição, realizada em 2014, houve espetáculos de artistas e grupos celebrados, como Nei Lisboa, Tonho Crocco, Luciano Mallmann, Alemão Ronaldo, Deborah Finocchiaro, bandas Trem Imperial, Conjunto Bluegrass e Instrumental Picumã, Orquestra Villa-Lobos, Cia. Rústica de Teatro, Circo Híbrido, Transforma Cia. de Dança, Ânima Cia. de Dança, Tablado Andaluz e Flamenco Del Puerto.

 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Mostra de Música e ArteTeatro Glênio Peres