Sessão Especial

Valter Nagelstein assume o comando da Câmara da Capital

Também tomaram posse os vereadores integrantes das seis comissões permanentes e da Comissão Representativa

  • Posse do novo presidente da CMPA, vereador Valter Nagelstein. Na foto, ao microfone, o presidente da CMPA, Valter Nalgestein.
    O vereador Nagelstein está em seu terceiro mandato no Legislativo (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Posse do presidente Valter Nagelstein
    O Plenário ficou lotado de convidados, amigos e familiares do novo presidente (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, autoridades e demais convidados, a Câmara Municipal de Porto Alegre empossou, na tarde desta quarta-feira (3/1), em sessão especial, sua nova Mesa Diretora, eleita no dia 11 de dezembro passado, que comandará o Legislativo da Capital no ano de 2018. Presidirá o Parlamento Municipal o vereador Valter Nagelstein (PMDB), tendo como 1ª vice Mônica Leal (PP), 2º vice Mauro Pinheiro (REDE), respectivamente, e como 1º, 2º e 3º secretários, Clàudio Janta (SD), Paulinho Motorista (PSB) e José Freitas (PRB).  

Na sessão especial, já sob o comando de Nagelstein, também tomaram posse os integrantes das seis comissões permanentes e da Comissão Representativa (que atua nos recessos). A Comissão Representativa de 2018 é formada pela Mesa e por outros 13 vereadores: Valter Nagelstein (PMDB), Mônica Leal (PP), Mauro Pinheiro (REDE), Clàudio Janta (SD), Paulinho Motorista (PSB), José Freitas (PRB), Idenir Cecchim (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), Adeli Sell (PT), Prof. Alex Fraga (PSOL), Sofia Cavedon (PT), Ricardo Gomes (PP), Dr. Goulart (PTB), Luciano Marcantônio (PTB), Mauro Zacher (PDT), Rodrigo Maroni (PODE), Professor Wambert (PROS), Moisés Barboza (PSDB) e Felipe Camozzato (NOVO).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) conta com os vereadores Adeli Sell (PT), Clàudio Janta (SD), Dr. Thiago (DEM), Ricardo Gomes (PP), Márcio Bins Ely (PDT), Mendes Ribeiro (PMDB) e Rodrigo Maroni (PODE). A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) tem como integrantes os veradores Airto Ferronato (PSB), Felipe Camozzato (NOVO), Idenir Cecchim (PMDB), João Carlos Nedel (PP) e Mauro Zacher (PDT).

Já a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) está formada pelos vereadores Dr. Goulart (PTB), Fernanda Melchionna (PSOL), Paulinho Motorista (PSB), Professor Wambert (PROS), Roberto Robaina (PSOL) e Luciano Marcantônio (PTB). Integram a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) os vereadores Alvoni Medina (PRB), Reginaldo Pujol (DEM), Cassiá Carpes (PP), Sofia Cavedon (PT) e Tarciso Flecha Negra (PSD). 

Para atuar na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), foram destacados os vereadores Moisés Barboza (PSDB), Comandante Nádia (PMDB), João Bosco Vaz (PDT), Marcelo Sgarbossa (PT), Mônica Leal (PP) e Prof. Alex Fraga (PSOL). Na linha de frente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), estão os vereadores Aldacir Oliboni (PT), André Carús (PMDB), José Freitas (PRB), Mauro Pinheiro (REDE), Cássio Trogildo (PTB) e Paulo Brum (PTB). Os presidentes e vices das comissões serão anunciados formalmente pelos líderes e pela Mesa Diretora.

Líderes e vice-líderes

Nagelstein ainda anunciou as lideranças do PTB, do PT, do PSOL, do Bloco de Oposição, do PP, do PSD, do PDT, do PROS e do PMDB. Cassio Trogildo assume como líder do PTB, tendo como seus vices-líderes os vereadores Paulo Brum, Dr.Goulart e Luciano Marcantônio. No PT, assume como líder o vereador Aldacir Oliboni, sendo os vices líderes os colegas de bancada Adeli Sell e Sofia Cavedon. O PSOL terá a vereadora Fernanda Melchionna como líder e o seu colega Prof. Alex Fraga, como vice-líder. No PP, assume a liderança o vereador Ricardo Gomes, que terá João Carlos Nedel, como vice. Marcelo Sgarbossa (PT) assume a liderança do Bloco de Oposição, formado pelo PT e pelo PSOL, tendo como seu vice o vereador Prof. Alex Fraga (PSOL). O líder do PSD é Tarciso Flecha Negra. No PDT, o líder é o vereador Márcio Bins Ely, e o vice, Mauro Zacher. No PROS, Wambert é o líder. E, no PMDB, o líder é Idenir Cecchim, e os vices, Mendes Ribeiro e André Carús. 

A sessão especial de posse da Mesa Diretora seguiu com os discursos do ex-presidente Cassio Trogildo, do prefeito Nelson Marchezan e do presidente empossado, Valter Nagelstein (veja textos em separado). O novo presidente da Câmara ainda convidou a todos os vereadores para a primeira sessão ordinária de 2018, a ser realizada no dia 1 de fevereiro, às 14 horas, no Plenário Otávio Rocha. Após a sessão especial, em cerimônia no Salão Adel Carvalho, houve a posse dos diretores das unidades administrativas da Casa.

Participaram da mesa dos trabalhos, além do prefeito Marchezan, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Fábio Branco, representando o governador José Ivo Sartori; o deputado Tiago Simon (PMDB) representando o presidente da Assembleia Legislativa; o diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, o juiz Amadeo Henrique Ramella Butelli, representando o Poder Judiciário do RS; o subdefensor público do Estado, Tiago Rodrigues dos Santos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Iradir Pietroski; o presidente do Tribunal Federal da 4ª Região, desembargador Thompson Flores; a senadora Ana Amélia Lemos (PP), o deputado federal José Fogaça (PMDB) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional RS, Ricardo Breier. Além de inúmeras representações institucionais, políticas, empresariais e religiosas.

Saiba mais sobre o novo presidente

Advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a trajetória política do presidente empossado começou em 2000, aos 30 anos, como secretário do Conselho de Desenvolvimento dos Estados do Sul (Codesul) e diretor de Fomento Social da Caixa RS, hoje Badesul. Ainda em 2000, foi o mais jovem candidato a prefeito de Porto Alegre. Em 2002, foi candidato a deputado estadual e, em 2004, candidato a vice-prefeito da cidade.

Em 2008, Nagelstein foi eleito vereador de Porto Alegre. Em 2009, seu primeiro ano como vereador, foi líder do governo na Câmara Municipal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2010, foi nomeado secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), na gestão do ex-prefeito José Fogaça (PMDB).

Reeleito em 2012, foi secretário de Urbanismo de Porto Alegre entre 2015 e 2016. No terceiro mandato, eleito em 2016, em 2017 foi vice-presidente do Legislativo de Porto Alegre, assim como da Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte e Habitação (Cuthab) e presidente da Comissão Especial de Tecnologia e Inovação.

Valter Nagelstein foi ainda, por duas vezes, presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), além de ter comandado o PMDB Porto Alegre em dois mandatos consecutivos. 

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)