Vereador Dr. Goulart

Vereador Dr. Goulart cria Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer do Colo do Útero

O parlamentar alerta que "a prevenção pode evitar transtornos à vida de milhares de mulheres".

Projeto do vereador Dr. Goulart institui Campanha Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer do Colo do Útero
Projeto do vereador Dr. Goulart institui Campanha Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer do Colo do Útero

Autor do Projeto de Lei 168/16, que trata da Campanha Municipal de Prevenção e Combate ao  Câncer do Colo do Útero, o vereador Dr. Humberto Goulart (PTB), ao defender a aprovação da sua proposta, na tribuna do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, destacou a necessidade urgente de conscientizar a população sobre a seriedade dessa doença e a importância do exame preventivo.

Dr. Goulart é médico especialista em saúde da  mulher.  Atua como médico voluntário em diferentes bairros e vilas  da Capital gaúcha, há mais de 30 anos. Através das ações comunitárias, o parlamentar identifica a grave falta de orientações à população, sobre os benefícios das atitudes preventivas, em prol da saúde e da  qualidade de vida  dos cidadãos. 

Conforme Dr. Goulart, o surgimento do Câncer do Colo do Útero pode resultar de uma falha na  estrutura do atendimento,  que vai desde o descuido da mulher, até a falta de oferta do exame preventivo, pois trata-se de  uma  doença sexualmente transmitida (DST), ocasionada pelo virus HPV, sendo o câncer do Colo, a segunda causa de morte da mulher gaúcha, em idade produtiva. O vereador Dr. Goulart recomenda a realização periódica do Citopatológico,  exame  simples, disponível em todos os postos de saúde da  rede  pública. O vereador salienta que a campanha de conscientização, que ele defende, serve  de  alerta à população e aos órgãos de saúde, " como forma de evitar males maiores".

Dr. Goulart participa de encontros e realiza palestras com orientações sobre a saúde da  mulher, em diferentes pontos da  Cidade. Mas acredita que, com  a regulamentação da Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer do  Colo do Útero, o seu trabalho pode ser ampliado, com mais esclarecimentos sobre a saúde da mulher, na  cidade. Além do trabalho voluntário de orientações à saúde da  mulher, o vereador Dr. Goulart disponibiliza material gráfico com orientações sobre Câncer do Colo do Útero e de Mamas. Os interessados no tema, podem contatar com a assessoria, pelo telefone (51) 3220 4236.