Plenário

Vereador propõe Comenda para Lauro Quadros

Proposta de Hamilton Sossmeier está em tramitação na Câmara Municipal

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Hamilton Sossmeier.
Vereador Hamilton Sossmeier na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução do vereador Hamilton Sossmeier (PSC), que concede a Comenda Porto do Sol ao jornalista Lauro Quadros. O comunicador iniciou sua carreira profissional em 1959, na Rádio Gaúcha. No ano seguinte, transferiu-se para a Rádio Difusora, retornando à Rádio Gaúcha em 1961. Em 1962, transferiu-se para a Rádio Guaíba. Em 1984, foi para a Rádio Pampa, e, no ano seguinte, em 1985, retornou para a Rádio Gaúcha, permanecendo até 2014 na emissora.

Ficou famoso por suas participações nos programas Portovisão e Câmera 10, na TV Difusora, canal 10 de Porto Alegre, nos anos 1970. Foi para a TV Guaíba em 1980, onde seus comentários esportivos eram levados ao ar à noite, ao vivo. Em 1984 foi para a TV Pampa, onde estreou um comentário esportivo às 19h. No ano seguinte, foi definitivamente para a RBS TV, tornando-se um dos principais comentaristas de futebol na nova fase do Jornal do Almoço. Também apresentou, a partir de 1995, por 11 anos, o programa Estúdio 36, na TVCOM, emissora do Grupo RBS.

Por 30 anos, esteve na Rádio Gaúcha, desde 1985 apresentando nos primeiros 15 anos, o programa de entrevistas Lauro Quadros. Tratava de variedades, quadros de medicina e economia, com entrevistas individuais, das 9h30min às 11h. Depois, no mesmo horário, o espaço foi transformado no programa Polêmica, que trazia um tema para debate, com ponto e contraponto. Eram quatro convidados, dois de cada lado da polêmica abordada no dia. Havia uma pesquisa interativa, que chegava a atingir 20 mil telefonemas, com os ouvintes se manifestando também pela internet.

Em 14 de novembro de 2014, anunciou a sua aposentadoria, deixando, definitivamente, a apresentação do programa Polêmica e seus comentários no programa de futebol Sala de Redação, onde esteve por vários anos. Nos dias atuais, contribui com a sua participação em diversos programas de futebol, rádios e televisões da Capital e região metropolitana.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)