Plenário

Vereador propõe Diploma Honra ao Mérito a Elton Saldanha

  • Presidente Valter Nagelstein participa da cerimônia de abertura do 7º Festival do Japão do RS.  Na foto, Elton Saldanha se apresenta com artistas japoneses
    Elton Saldanha, durante apresentação com artistas japoneses na abertura do 7º Festival do Japão do RS (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Idenir Cecchim.
    Vereador Idenir Cecchim (MDB) é o autor da homenagem (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em processo de tramitação, no Legislativo municipal, o projeto de lei que concede o Diploma Honra ao Mérito ao músico Elton Saldanha. De autoria de Idenir Cecchim (MDB), a proposta visa homenagear o artista gaúcho por sua contribuição para a música tradicional do Rio Grande do Sul.  

Na justificativa à proposta, o vereador resgata a trajetória de Elton Saldanha destacando sua origem e seu trabalho na música gaúcha. Natural de Itaqui, Elton Benicio Escobar Saldanha se mudou para Porto Alegre e se formou em jornalismo. Ex-presidente do Diretório Acadêmico de Comunicação da Ulbra e ex-diretor do Instituto Estadual de Música (IEM), Elton Saldanha também foi 3° presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) entre 1987 e 1981.  

Fundador da Tribo Amigos do Pé no Estribo (Tape) e membro dos grupos Cavaleiros da Paz, Cavaleiros da Amizade e Cavaleiros Sem Fronteiras, Elton Saldanha percorreu diversos países da América Latina e Europa a cavalo. Com isso, ele recebeu dois troféus como destaque da década.

Ainda conforme o projeto, o homenageado apresentou o programa Fandango, na TV Educativa, e recebeu o Troféu Guri, da Rede RBS. Ele também participou de seriados de TV pela Rede Globo e gravou o primeiro CD Ao Vivo do Rio Grande do Sul (1998) e o primeiro DVD do sul do país (2000). O músico recebeu mais de 200 troféus em festivais e teve mais de 800 canções gravadas ao longo de sua carreira. “Assim, para reconhecer a inegável contribuição de Elton Saldanha à preservação da cultura e das tradições gaúchas e por se constituir em justa homenagem ao artista, pai de família e amigo dos amigos, justifica-se a presente iniciativa, razão pela qual tenho a firme convicção da aprovação deste Projeto de Resolução pelos meus nobres pares”, justifica o vereador.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:tradicionalismomúsicoElton Saldanha