Plenário

Vereador propõe título de Cidadão ‘in memoriam’ a Fernandão

Fernandão esteve na Câmara em 2006, quando o Inter foi homenageado pela conquista da Libertadores Foto: Tonico Alvares
Fernandão esteve na Câmara em 2006, quando o Inter foi homenageado pela conquista da Libertadores Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
O ex-jogador colorado Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, falecido em junho deste ano, deverá ser homenageado in memoriam com a concessão do título de Cidadão de Porto Alegre . A proposta é do vereador Nereu D’Avila (PDT) e começou a tramitar na Câmara Municipal. Destaque do título mundial de futebol conquistado pelo Internacional em 2006, Fernandão era natural de Goiânia e nascido em 18 de março de 1978. O atleta começou a sua carreira nas categorias de base do Goiás Esporte Clube, tendo jogado também na França, antes de, em 2004, chegar ao clube gaúcho.

Fernandão foi protagonista de momentos importantes do Internacional. Marcou o milésimo gol da história do clássico Grenal, foi campeão da Copa Libertadores da América e da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Em 2011, já aposentado como jogador, exerceu cargos executivos no clube e chegou ao posto de treinador do time gaúcho. 

O atleta morreu em junho deste ano, vítima de um acidente aéreo em Aruanã, no interior de Goiás. Seu velório foi realizado em frente ao estádio Beira-Rio e acompanhado por mais de 5 mil pessoas. Uma estátua de bronze em tamanho real também foi erguida no pátio do estádio em homenagem ao ex-capitão colorado.

“Não há o que discutir: Porto Alegre jamais saiu de Fernandão. Na Capital, manteve moradia e grandes amizades. Fernandão se tornou uma lenda para a torcida colorada, uma referência para o futebol brasileiro e, por isso, estará eternamente na memória dos gaúchos.”, justificou Nereu.

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)