Plenário

Vereador propõe tombamento do prédio da Sociedade Italiana

  • Prédio fica na rua General João Telles, 317, no Bom Fim
    Prédio fica na rua General João Telles, 317, no Bom Fim
  • Prevenção do câncer de mama. Na foto, vereador Márcio BIns Ely.
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que prevê o tombamento do imóvel onde funciona a Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, localizado na rua General João Telles, 317, no bairro Bom Fim. Conforme o autor da proposta, vereador Márcio Bins Ely (PDT), a medida se justifica “pelo relevante valor histórico e cultural que esse imóvel representa para Porto Alegre e para o Estado do Rio Grande do Sul”, bem como pela própria história da imigração italiana no estado e “pela construção da identidade de um povo que contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da capital dos gaúchos”.

Pelo projeto, a sede da Sociedade Italiana passa a integrar o Patrimônio Histórico-Cultural, Natural e Paisagístico do Município de Porto Alegre, ficando vedadas alterações que modifiquem ou descaracterizem o imóvel tombado, salvo as necessárias para restaurar seu projeto arquitetônico original. Bins Ely destaca que, somada à previsão legal de preservação de imóveis com valor histórico significativo, está “uma forte mobilização da comunidade italiana que vem organizando-se no sentido de buscar o efetivo tombamento do prédio”.

Criada na década de 1890 para amparar os imigrantes que chegavam à Capital sem condições financeiras, sem parentes ou amigos e sem lugar para pousar, a então Sociedade Bella Aurora funcionou como albergue, escola para os filhos dos imigrantes e centro cultural. Sua primeira sede foi uma casa humilde na rua Coronel Carvalho, passando, em 20 de setembro de 1908, a ocupar o atual imóvel da João Telles.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:João TellesSociedade ItalianaBom Fimtombamento