Projetos

Vereador solicita Comenda Porto do Sol ao vice-governador do RS

Homenagem é solicitada em projeto de lei do Comissário Rafão Oliveira

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Delegado de Polícia Ranolfo Vieira Júnior e Diploma de Honra ao Mérito Policial à Delegada de Polícia Fabiana Borges Kleine Favero.
    Ranolfo Vieira Júnior na tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Rafão Oliveira
    Comissário Rafão Oliveira no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução do vereador Comissário Rafão Oliveira (PTB), que concede a Comenda Porto do Sol ao atual vice-governador do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Junior. Delegado de polícia de 4ª classe, Vieira Júnior é natural de Esteio e, atualmente, aos 53 anos, é chefe de polícia do Estado do Rio Grande do Sul, além de ser presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia do Brasil e do Conselho Superior de Polícia. Filiado ao PTB, foi eleito vice-governador na chapa do governador Eduardo Leite. Além disso, é secretário de Segurança e Administração Penitenciária.

O homenageado graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, especializando-se em Gestão da Segurança na Sociedade, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Participou de diversos cursos de extensão na área da segurança pública. Desenvolveu atividade docente na Academia de Polícia e, desde 1999, leciona na Ulbra de Canoas. Foi aprovado, em primeiro lugar, na segunda etapa do concurso público de delegados de polícia no ano de 1988.

Ao longo de sua carreira como delegado de polícia, atuou nas delegacias de polícia de Rio Grande, de São José do Norte e, na área judiciária, na de Porto Alegre. Atuou também no Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) de Torres, Canoas e Esteio. Foi, ainda, diretor da 3ª Delegacia Regional Metropolitana, com sede em São Leopoldo (regional Vale dos Sinos), e dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), entre março de 2005 e dezembro de 2010.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)