Esportes

Vereador Tarciso Flecha Negra participa do lançamento do Calendário Oficial de Eventos Esportivos do Estado

Cerimônia contou com a presença do governador José Ivo sartori e outras personalidades esportivas e culturais

Vereador Tarciso Flecha Negra participa do lançamento do Calendário Oficial de Eventos Esportivos do Estado
Vereador Tarciso Flecha Negra participa do lançamento do Calendário Oficial de Eventos Esportivos do Estado
Como presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Tarciso Flecha Negra participou, no final da manhã desta quinta-feira (2), do ato de assinatura, por parte do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, do decreto que institui o Calendário Oficial de Eventos Esportivos do Estado. A expectativa, segundo Sartori, é que cerca de 20 mil pessoas participem das competições. O evento, que foi realizado no jardim do Palácio Piratini, sede do governo estadual, em Porto Alegre, contou com a participação de diversas personalidades do esporte gaúcho, além de autoridades políticas e culturais.

O Calendário Oficial de Eventos Esportivos do RS terá, ao menos, 11 jogos, abrangendo todas as idades (crianças, jovens, adultos e idosos) em mais de 20 modalidades que incluem eventos esportivos e paradesportivos. Os investimentos são oriundos da Lei Pelé (Lei Federal Nº 9.615). A Secretaria de Esportes do RS tem buscado recursos junto ao programa Pró-Esporte e estabelecido parcerias a fim de potencializar avanços.

"Minha bandeira como parlamentar sempre foi a inclusão social através da cultura e do esporte. As competições envolvem crianças, jovens, adultos e idosos, além do paradesporto. 

O governador José Ivo Sartori destacou que todo cidadão deve ter direito ao esporte e comparou o Estado do Rio Grande do Sul a um grande time, que para vencer precisa da força da unidade.

"A prática do esporte significa a valorização da saúde e da vida. Significa inclusão", disse o governador.

O secretário de Turismo Esporte e Lazer do RS, Juvir Costella, ainda destacou a transparência que os editais públicos dão à realização do jogos, onde a fiscalização é garantida na preparação e na prestação de contas de cada evento. 

"A união dos gaúchos através do esporte é fundamental para o fortalecimento do setor e da comunidade, seja pela nova perspectivas aos nossos jovens ou pela superação diária dos atletas profissionais", afirmou Costella.

Na cerimônia realizada no final da manhã desta terça-feira, houve apresentações de ginástica rítmica, com a atleta Stefani Gonçalves, dança contemporânea do grupo Vovôs Geração 2016 e esgrima em cadeira de rodas, com os atletas Monica Santos e Fabio Damasceno, confirmados nas Paralimpíadas do Rio de janeiro.


Tarciso Flecha Negra com atletas que representam o esporte do RS (Foto: )
Tarciso Flecha Negra com atletas que representam o esporte do RS
Veja os Jogos do Calendário:
- Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs);
- Campeonato Estudantil Paradesportivo do RS (Paracergs);
- Gauchão de Várzea;
- Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs);
- Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul para Pessoas com Deficiência (Parajirgs)
- Jogos de Integração das Pessoas Idosas do RS;
- Jogos Abertos dos Surdos do RS;
- Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino;
- Festival Paralímpico;
- Paralimpíadas Escolares (evento nacional organizado pelo CPB);
- Jogos Escolares da Juventude (Evento nacional organizado pelo COB).
 
Conheça Cada Evento:

CERGS – O Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS) é a seletiva para a participação do Estado nos Jogos Escolares da Juventude. Modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica (somente feminino) Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. Categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, feminino e masculino

FESTIVAL PARALÍMPICO - Evento que visa dar acesso ao esporte para crianças e adolescentes com deficiência, através de vivências práticas na forma de oficinas em diversas modalidades paralímpicas, com a participação de acadêmicos e professores de Educação Física. Modalidades: Atletismo, Basquete em cadeira de rodas, Bocha, Goalball, Judô, Tênis de Mesa, e Voleibol Sentado. Categorias: de 10 a 16 anos, feminino e masculino

GAUCHÃO DE VÁRZEA - É um campeonato de futebol projetado para promover o intercâmbio e entretenimento entre as diversas regiões do Estado. É uma excelente oportunidade para trocar experiências, valores, culturas, e, sobretudo, intensificar em cada um a emoção através do esporte.

JASRS - Os Jogos Abertos de Surdos do RS (Jasrs) desenvolve uma ação de transversalidade de governo, viabilizando a participação de surdos-atletas representantes das diversas instituições e/ou municípios do estado e potencializa a representação dos mesmos em âmbito nacional e internacional.
Modalidades: Atletismo, Futsal, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez. Categoria: a partir de 15 anos, feminino e masculino

JIRGS - Os Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs) promovem o intercâmbio sócio-técnico-desportivo entre municípios de todas as regiões do Estado. Acontece desde 1967 e é o mais tradicional esvento poliesportivo do Rio Grande do Sul. Modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Voleibol e Vôlei de Praia. Categoria: Adulto, feminino e masculino.

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE - Os Jogos Escolares da Juventude é um evento nacional organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que reúne alunos-atletas, professores e dirigentes de todos estados do Brasil, que foram selecionados em seus eventos estaduais, como o Cergs. Modalidades: Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. Atletas/alunos, feminino e masculino, de 12 a 17 anos.
Inscrições: campeões do CERGS 2015.

JOGOS DE INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS IDOSAS - Este é um evento que promove e difunde a integração entre idosos por meio da prática e vivência de atividades físicas, esportivas, sociais e culturais contribuindo para a promoção da autonomia e cidadania. Modalidades: Atividades esportivas (cambio, basquete relógio com deslocamento e handebol por zona), atividades recreativas, sociais e culturais: atividades aquáticas, jogos de mesa, yoga, tai chi chuan, caminhadas, dança, atividades de expressão corporal e atividades sociais.

PARACERGS - O Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs) tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em práticas esportivas. Modalidades: Bocha, Tênis de Mesa, Atletismo, Goalball, Judô e Natação. Idade: 12 a 17 anos, feminino e masculino.

PARAJIRGS - Os Jogos Intermunicipais do RS para pessoas com deficiência (Parajirgs) compõem o evento que desenvolve uma política pública de inclusão, viabilizando a participação de atletas com deficiências físicas, visuais e/ou intelectuais, representantes dos diversos municípios do RS, assim como potencializa a representação paradesportiva do Estado em âmbito nacional e internacional.
Idade: a partir de 16 anos. Modalidades: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas, Bocha, Esgrima em Cadeira de Rodas, Goalball, Judô, Natação, e Tênis de Mesa.
Naipes: Feminino e Masculino.

PARALIMPIADAS ESCOLARES - Este é um evento nacional organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que reúne crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual ou visual de todos os estados do Brasil, selecionados em seus eventos estaduais. Modalidades: Atletismo, Bocha, Futebol Cinco, Goalball, Judô, Natação, Tênis de Mesa, e Vôlei Sentado. Idade: 12 a 19 anos, feminino e masculino

CAMPEONATO GAÚCHO DE FUTEBOL FEMININO - É o principal campeonato de futebol feminino do Estado. A competição, para atletas a partir de 16 anos, classifica a equipe campeã para a Copa do Brasil oficial da Confederação Brasileira de Futebol no próximo ano. Neste ano, a disputa terá 14 equipes de 13 cidades do Rio Grande do Sul: Rio Grande, Pelotas, Candiota, Arambaré, Santo Ângelo, Ijuí, Tapejara, Erechim, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita e Guaíba.