Cidadania

Vereadora Iyá Vera Soares propõe criação de Centro de Referência Afro-Brasileiro

Projeto de lei foi protocolado nesta sexta-feira
Projeto de lei foi protocolado nesta sexta-feira
A criação do Centro de Referência Afro-Brasileiro é o objetivo do projeto de lei protocolado na Câmara de Porto Alegre nesta sexta-feira (10) pela vereadora Iyá Vera Soares (PT). Suplente, ela assumiu temporariamente no lugar de Aldacir Oliboni (PT), iniciativa da bancada do partido em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
O Centro de Referência Afro-Brasileiro, cuja localização está prevista para a área do Largo Zumbi dos Palmares (Cidade Baixa), visa à promoção de atividades culturais, esportivas, educacionais, de lazer e de geração de renda.
Soares, que é ialaorixá (mãe de santo), luta em favor dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, incluídas as de matriz africana. Nestes dias em que está exercendo mandato, sua intenção é provocar uma reflexão sobre a discriminação do negro nas diversas instâncias da sociedade, especialmente da mulher negra. Soares considera necessário que se avance em Porto Alegre no reconhecimento dos valores contidos no saber dos povos de matriz africana.
A vereadora se diz perplexa com a maneira como a população de matriz africana ainda é encarada em pleno século 21: “Somos vistos como minoria, os diferentes”. Daí a necessidade, no seu entender, da criação de políticas públicas específicas para este público, do que a criação do Centro de Referência é um exemplo. De acordo com Soares, a escravidão no País retirou a identidade destas populações: “Houve um crime de lesa-humanidade, diante do que são necessárias reparações”.
O projeto do Centro de Referência Afro-Brasileiro prevê que não haja interferência nas atividades para a região que já são realizadas no Largo Zumbi dos Palmares, como o Mercadão do Produtor. 

Arthur Danton (MTb 6195)