saúde

Vereadora Lourdes alerta para falta de leitos em hospitais de Porto Alegre

Parlamentar chama a atenção para a situação do Hospital Porto Alegre

Vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) fala sobre saúde na tribuna
Vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) fala sobre saúde na tribuna

A vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) usou o espaço de liderança na tarde desta quarta-feira (6) no Plenário da Câmara Municipal para falar sobre a falta de leitos em hospitais da cidade. A parlamentar, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da casa, chamou a atenção para a subutilização de vagas do Hospital Porto Alegre, mantido pela Associação de Funcionários Municipais, que poderiam contribuir para melhorar a situação de falta de leitos na cidade. 

Desde o rompimento do convênio com a prefeitura, em março de 2015, a instituição passa por problemas financeiros e reivindica repasses da prefeitura. O hospital tem áreas ociosas para diversas especialidades, como Psiquiatria e Ortopedia, mas atende apenas ao plano de saúde dos municipários. 

Lourdes relatou aos vereadores a reunião do dia anterior da Cosmam, que tratou do grande número de casos de gripes e seus riscos, podendo levar à morte. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garantiu atendimento imediato a pacientes com sintomas de gripe. 

A vereadora lembrou ainda que, com o aumento autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mais pessoas deixaram de utilizar os serviços dos planos de saúde privados, aumentando ainda mais a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a SMS, houve um aumento de 15% na demanda por atendimento na rede pública de saúde de Porto Alegre.