Integração

Vereadores acompanham prefeito em apresentação do projeto Cais Mauá

Autoridades embarcaram no catamarã Foto: Leonardo Contursi
Autoridades embarcaram no catamarã Foto: Leonardo Contursi

Os vereadores João Carlos Nedel (PP) e Dr. Raul (PMDB) representaram a Câmara Municipal na visita ao Cais Mauá, a convite do prefeito em exercício, Mauro Zacher (PDT), para conhecer detalhes do projeto de revitalização do porto. A apresentação foi feita pelo secretário Edemar Tutikian, coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), na manhã de sexta-feira (13/10), e foi realizada a bordo do catamarã, barco que faz a travessia hidroviária entre Porto Alegre e Guaíba. A embarcação percorreu os Cais Mauá e Navegantes, passou pela ponte do Guaíba e Parque Náutico do Estado, retornando pela orla até o bairro Cristal, onde foram avistadas as tubulações de outra grande obra da cidade, o programa socioambiental.

Conforme o secretário Tutikian, os projetos de revitalização que estão sendo implantados está permitindo que a cidade redescubra a sua vocação turística. “E isso terá um papel fundamental na qualificação dos espaços de convivência, lazer e cultura que serão construídos no local", afirmou.

De acordo com o prefeito em exercício e presidente da Câmara licenciado até o dia 23, o Legislativo estará ao lado do Executivo. “Mas especialmente ao lado dos interesses da sociedade que deseja ver a transformação deste belo espaço da cidade", disse Mauro Zacher.

Para o vereador João Carlos Nedel (PP), presidente da Frente Parlamentar do Turismo, as mudanças no Cais e na orla também trarão benefícios às comunidades ribeirinhas. “Teremos maior aproveitamento das ilhas, em especial a Ilha da Casa da Pólvora”, salientou.

Segundo o vereador Dr. Raul Torelly (PMDB), a visita foi importante por reunir dois elementos importantes para a Capital: a revitalização do Cais e o transporte hidroviário. “Pedimos que as linhas sejam ampliadas para a orla e também para as ilhas onde muitas comunidades podem ser beneficiadas”, destacou o parlamentar. Conforme Dr. Raul, “são projetos que os vereadores acompanham há algum tempo e, mesmo agora, na sua implementação, é importante estar vigilante para que tudo esteja de acordo com o que foi aprovado.

Tutikian informou ao prefeito em exercício e aos vereadores que o conjunto de inovações proposto para revitalização do Cais Mauá compreende trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Rodoviária à Usina do Gasômetro. O plano prevê a construção de prédios comerciais e misto e a recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. A empresa responsável pelo empreendimento estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos na operação. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2012, com a entrega dos armazéns revitalizados em 2014.

A revitalização unificada da orla será feita em cerca de 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. Esta será a primeira intervenção com recursos públicos na orla, para transformar a beira do lago em um espaço completo de lazer. A proposta da prefeitura para os 56,7 hectares de área a ser revitalizada inclui terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações.

Milton Gerson (reg. prof. 6539)