Plenário

Vereadores aprovam Dia em Memória de vítimas de acidente com voo da TAM

Vereador Claudio Janta na tribuna.
Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (13/9) projeto que inclui a data de 17 de julho como Dia em Memória das Vítimas do Voo JJ3054 da TAM Linhas Aéreas no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A iniciativa é do vereador Cláudio Janta (SD) e visa a homenagear as 199 vítimas fatais da tragédia, ocorrida em 17 de julho de 2007.

Na ocasião, o avião que partiu do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não conseguiu frear durante o procedimento de pouso, excedendo o limite da pista e colidindo com um prédio da companhia e um posto de gasolina. “Desde então, homenagens em memória das vítimas são realizadas no Largo da Vida, em frente ao Salgado Filho, onde está situada a placa que homenageia as vítimas”, relata o proponente, em sua justificativa.

Janta, ao defender sua proposta, também lembra que os familiares que perderam seus entes queridos realizam uma ação beneficente neste ano. “Quando a data marca o decênio da tragédia, parentes, amigos e entidades desenvolvem uma campanha beneficente, com arrecadação de donativos para o Instituto do Câncer Infantil, além da realização de um culto ecumênico”, destaca o vereador.

Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)