Comissões

Vereadores aprovam quatro projetos em Apreciação Terminativa

Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

Foram aprovados, no âmbito das comissões permanentes da Câmara Municipal de Porto Alegre, pelo processo de Apreciação Terminativa, os seguintes projetos de lei:

RUA - De Paulinho Motorista (PSB), denomina Rua Nadyr Silveira da Costa o logradouro não cadastrado conhecido como Rua Cinco Mil, Cento e Setenta e Três, localizado no Bairro Vila Nova. O homenageado era natural de Guaíba e mudou-se para Porto Alegre em 1959. Na Capital, ele residiu em uma chácara na Vila Monte Cristo – atualmente conhecida como Rua Atílio Supertti – onde morou com sua família. De acordo com o projeto, a região não recebia a devida atenção dos órgãos públicos, e por muitas vezes faltava água potável para consumo dos moradores. Para resolver o problema, Nadyr cavou um poço em frente a sua casa, fornecendo assim água a todos que necessitavam. “Dessa forma, propomos esta homenagem a esse cidadão honrado, pai de família e trabalhador, que se dispôs, durante sua vida, a ajudar o próximo”, destacou o vereador. 

RUA II - Projeto denomina Rua Cláudio Rodrigues Nunes o logradouro não cadastrado conhecido como Rua A – Rua Antonio Avila Nunes –, localizado no Bairro Campo Novo. Conforme exposto na proposta, Nunes e seus familiares eram reconhecidos pelo trabalho voluntário no desenvolvimento da produção primária, que incentivava o comércio na região rural do Bairro Vila Nova. “As pessoas o descreviam como um homem extrovertido, muito trabalhador, de bom coração, que se preocupava com o próximo, ajudando a todos, e muito devoto à Padre Réus”, justificou o vereador. Nunes faleceu em 6 de fevereiro de 1994, aos 40 anos de idade, vítima de um acidente vascular cerebral. 

RUA III - De Cássio Trogildo (PTB), projeto que visa denominar os logradouros não cadastrados do Loteamento Vitória da Conquista, nos Bairros Rubem Berta e Santa Rosa de Lima. Conforme a proposta, os nomes das ruas - escolhidos pelos próprios moradores da região – passam a ser Rua Ariano Vilar Suassuna, Rua Tarsila do Amaral, Rua Clarice Lispector, Rua Edgar Allan Poe, Rua José Saramago, Rua Oscar-Claude Monet, Rua Michelangelo, Rua Salvador Dalí, Rua Van Gogh, Rua Cora Coralina, Rua Aleijadinho, Rua Di Cavalcanti e Rua Leonardo da Vinci.  

HOMENAGEM - Denomina Passagem Subterrânea Rotary Club de Porto Alegre São João o equipamento público localizado no cruzamento da Avenida Ceará com a Avenida Farrapos, no Bairro Navegantes. Conforme apontado no projeto, o Rotary Club chegou ao Brasil em 23 de fevereiro de 1923, no Rio de Janeiro, devido ao trabalho realizado por Heriberto Percival Coates, membro do clube de Montevidéu. Já em 1967, o clube chegava em Porto Alegre através de um grupo formado por profissionais e empresários que fundaram o Rotary Club de São João. Seguindo os princípios do Rotary International, a entidade objetivou estimular, promover e apoiar o desenvolvimento do companheirismo com a capacidade de proporcionar a oportunidade de servir. O proponente ainda justifica o projeto em razão das comemorações dos 50 anos de fundação do clube e de suas colaborações à comunidade porto-alegrense.  

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)