Comissões

Vereadores conferem situação de casa de acolhimento da Fasc

Celeste e Fraga percorreram o local Foto: Lívia Stumpf
Celeste e Fraga percorreram o local Foto: Lívia Stumpf

 A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve, na tarde desta terça-feira (28/6), na Casa de Acolhimento da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) situada na Rua Caldre Fião, bairro Glória, para conferir a situação do local após a reestruturação determinada pelo Ministério Público (MP) e a Justiça estaduais. Hoje, a casa acolhe, em regime integral, 19 crianças e adolescentes vítimas de abandono e violência, mas o número chegou a 93 em 2010, segundo a diretora técnica da Fasc, Carla Zitto.

 Carla contou que, em fevereiro de 2011, a Fasc assinou o compromisso com o MP e a Justiça de reordenar a estrutura de abrigagem e criar pelo menos 100 vagas para jovens e crianças. A determinação resultou no firmamento de um convênio com o Pão dos Pobres, que disponibilizou 40 vagas em duas casas, e a abertura de uma casa própria com 20 vagas na Rua Jathay, bairro Cristal. Até o final do ano, conforme Carla, deverá entrar em funcionamento outra casa, no Jardim do Salso, com mais 20 vagas, totalizando, juntamente com a unidade da Caldre Fião, as vagas determinadas pelo MP e o Judiciário. “A ideia é não superlotar, mantendo sempre 20 vagas”, disse.

 Pela Cedecondh compareceram os vereadores Maria Celeste (PT), presidente da comissão, e Mário Fraga (PDT). Celeste afirmou que, além de conferir as mudanças ocorridas na casa, a visita teve como motivação a preocupação com as crianças e adolescentes nesta época de frio intenso. Na opinião de Celeste, a superlotação já foi resolvida, afastando o risco de fechamento, mas o principal problema detectado agora diz respeito às condições precárias do prédio. A vereadora citou como exemplo a existência de janelas com vidros quebrados em pleno inverno, problema aparentemente pequeno, mas que demora a ser resolvido devido à “morosidade e à burocracia”. Celeste ressaltou a necessidade de que as crianças e jovens da casa, que já sofreram tanto, se sintam realmente acolhidas. “Queremos sempre prioridade para a criança e o adolescente”, garantiu.

 Mário Fraga citou como pontos positivos da Casa de Acolhimento o fato de as crianças e jovens contarem com atendimento multidisciplinar e atenção 24 horas. “Há coisas por fazer, mas acredito que sejam de fácil recuperação”, avaliou. Segundo o vereador, ver que as crianças estavam brincando pelo pátio já foi um bom indicativo. Mário Fraga colocou-se à disposição para ajudar no que for preciso.

 Além de Carla Zitto, os vereadores foram recebidos pela gerente da Casa de Acolhimento, Clarissa Rodrigues da Silveira, e pela coordenadora da Proteção Social Especial da Alta Complexidade da Fasc, Fernanda Oliveira de Moraes. Elas convidaram os vereadores para o ato de oficialização do convênio com o Pão dos Pobres, que será realizado às 14 horas de 5 de julho.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)