Comissões

Vereadores da Cosmam visitam a Santa Casa de Porto Alegre

A iniciativa faz parte do roteiro da comissão por hospitais para incentivar ações colaborativas

  • Reunião da COSMAM com diretores do Hospital Santa Casa.
    O vereadores Freitas, Carús e Oliboni na chegada à instituição (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Reunião da COSMAM com diretores do Hospital Santa Casa. Na foto, da esquerda para à direita, os vereadores Oliboni, José Freita e André Carus e o provedor do hospital Alfredo Englert e o Diretor Geral Júlio de Matos.
    O provedor (c) e o diretor da Santa Casa receberam os vereadores (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal visitou, nesta quarta-feira (22/2), a Santa Casa de Porto Alegre para apresentar as perspectivas de trabalho dos vereadores componentes, assim como conhecer os trâmites organizacionais, administrativos e as relações da instituição de saúde com o Executivo Municipal. O presidente da Cosmam, André Carús (PMDB), acompanhado dos colegas Aldacir Oliboni (PT) e José Freitas (PRB), agradeceu a acolhida do provedor Alfredo Guilherme Englert e do diretor-geral da Santa Casa, Julio Flávio Dornelles de Matos.

Carús explicou que a visita foi a primeira de uma  série que ocorrerá em hospitais da Capital, para que a Cosmam possa incentivar ações colaborativas entre as instituições de saúde e o Executivo. O vereador destacou a importância de "estreitar laços, para viabilizar encaminhamentos de soluções dos problemas da saúde, como a fila de espera para exames de especialidade no município".  

O provedor da Santa Casa elogiou a ação da Cosmam.  Ao festejar a aprovação da emenda ao Orçamento Federal "que vai possibilitar a reforma do Hospital Santa Clara e melhorar o aparelhamento da estrutura e mais atendimento", Alfredo Englert reafirmou a necessidade do alinhamento da comunicação da Santa Casa com o Legislativo e o Executivo municipais para conquistas em benefício da saúde.

O diretor Julio de Matos, ao falar das despesas e receitas, observou que a Santa Casa atende 60% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 40% particulares. A administração supre os custos dos atendimentos SUS, através dos serviços diversos oferecidos no complexo da Santa Casa, tais como: estacionamento, cafeteria e lojas de conveniência; além das parcerias público e privadas, "já que os repasses federais são insuficientes".

Matos esclareceu a relevância da aprovação do projeto de lei do Senado 744/2015, que cria o Programa de Financiamento Preferencial às Instituições Filantrópicas e Sem Fins Lucrativos (Pro-Santa Casas), complementar ao SUS. Além disso, pediu atenção dos vereadores às contratualizações e sugeriu legislação para que as emergências dos hospitais sejam destinadas, exclusivamente, ao atendimento referenciado e que a triagem ocorra nos postos de saúde.

A Cosmam informou que, ao final do roteiro de visitas aos hospitais e análises dos casos, fará um material específico com relatório e proposições a ser entregue ao Executivo Municipal e instituições envolvidas.

A Santa Casa

Fundada em 1803, a Santa Casa de Porto Alegre tem sete hospitais (Santa Clara, São Francisco, São José, Pereira Filho, Santa Rita, Santo Antônio e Dom Vicente Scherer), com destaque para as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cardiologia, Neurocirurgia, Pneumologia, Oncologia, Pediatria e Transplantes. A instituição dispõe de 1.023 leitos fixos (60% SUS e 40% particulares), tem 280 consultórios, 53 salas cirúrgicas, 10 UTIs (147 leitos), 6.375 funcionários e 2.226 médicos.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)