Comissões

Vereadores da Cosmam visitam a UBS 1° de Maio

  • Visita à UBS da 1° de Maio. Na foto, da esquerda para à direita, os vereadores André Carús e José Freitas.
    Coordenadora explicou dificuldades da unidade aos vereadores (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Visita à UBS da 1° de Maio.
    O local não oferece estrutura para manter os acolhimentos no turno integral (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Encontrar soluções de infraestrutura e de pessoal para a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1º de maio. Este foi o motivo principal que levou os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre a realizarem visita nesta sexta-feira, (10/3) ao local. O vereador André Carús (PMDB), presidente da comissão, destacou que recebeu reclamações da presidente da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus), Terezinha Alves Borges, de que os acolhimentos - triagens para encaminhamento de consulta - estavam sendo feitos somente das 8 às 11h, aumentando a demora dos atendimentos. “Ficamos sabendo que as consultas demoram, muitas vezes, até dois meses para serem marcadas, agravando os casos dos pacientes que vêm até a Unidade”, explicou o vereador.

Segundo a coordenadora da UBS, Carmem Maria Tomazelli Lunardi, atualmente são cerca de 500 pessoas atendidas por dia no local, e 12 mil famílias cadastradas. Para os atendimentos mais urgentes, o prazo é de 24 horas; para casos de menor gravidade, até um mês. A Unidade conta com quatro médicos - uma pediatra, uma ginecologista e dois clínicos gerais -, quatro técnicos de enfermagem e dois agentes comunitários. “No período de férias existe uma queda no número de funcionários e ainda temos cerca de dois técnicos que estão no processo de aposentadoria, por isso tem sido impossível realizar o acolhimento no período integral”, avalia.

Reestruturação

Com a integração do sistema informatizado (e-SUS), a coordenadora da UBS acredita que a dificuldade será ainda maior, pois é necessária uma estruturação física do espaço e de pessoal. “No momento não temos pessoas suficientes para atender na recepção e cadastrar a todos de forma precisa, mas temos um projeto pronto há três anos para reforma e estamos aguardando recursos previstos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Acreditamos retomar os acolhimentos no tempo integral depois destas adequações”, disse. Acrescentou também que acontecerá nas 141 UBSs da capital a substituição do sistema de acolhimento pelo Atendimento Avançado, que pretende agilizar ainda mais o processo de consultas. Ainda está em fase de adaptação e consiste na mudança de filtragem dos pacientes, explicou ela.

Vereadores 

De acordo com os vereadores André Carús e José Freitas (PRB), que também esteve presente na visita à UBS, o objetivo agora é encaminhar um pedido de providência através da comissão para se buscar soluções de adequação aos locais de atendimento. “A proposta é retomar o acolhimento no período da tarde e discutir de que forma esses atendimentos poderão ser realizados”, define Carús. Como encaminhamento, a Cosmam realizará na próxima semana visita na UBS da Bom Jesus e no Postão da Vila Cruzeiro. Posteriormente, fará um balanço de todos os locais visitados para se verificar qual será a solução mais imediata.

Texto: Priscila Bittenocurte (reg. prof 14.806)