Plenário

Vereadores defendem região da Mato Sampaio como Área de Interesse Social

Proposta é assinada por dez integrantes da Câmara Municipal

Movimentação de plenário.
Plenário Otávio Rocha em dia de sessão (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre Projeto de Lei Complementar, assinado pelos vereadores Engº Comassetto (PT), Airto Ferronato (PSB), Dr. Goulart (PTB), Alex Fraga (PSol), André Carús (MDB), Cláudia Araújo (PSD), Karen Santos (PSol), Marcelo Sgarbossa (PT), Valter Nagelstein (MDB) e Roberto Robaina (PSol), que declara como Área Especial de Interesse Social I (AEIS I) região localizada na Vila Mato Sampaio, no bairro Bom Jesus. A proposta cria nova subunidade no local e altera os limites das subunidades adjacentes. 

De acordo com vereadores, a iniciativa visa à demarcação urbanística de terrenos dessa comunidade: “Há dez anos esse bairro vem sendo cercado por condomínios de alto padrão, que contrastam com a dura realidade de moradia que os habitantes da periferia enfrentam em Porto Alegre”. Os autores da proposta justificam ainda que a Vila Mato Sampaio é uma comunidade consolidada, sendo que seus primeiros moradores foram para a região na década de 1960 e muitas famílias se constituíram lá.

“Com a luta dos moradores, a comunidade conquistou saneamento básico, escola, posto de saúde e transporte público. Agora, os condomínios estão cercando a comunidade, conflitando os interesses das famílias que ali já estavam estabelecidas e os das construtoras que construíram imóveis em volta da área”, enfatizam os vereadores, alegando igualmente, na defesa do projeto de lei, que são 80 famílias, com crianças que estudam e frequentam creche na própria comunidade e são atendidas pela assistência social e usam os postos de saúde, que vem sendo atingidas pelas transformações da região.

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:AEISÁrea Especial de Interesse SocialBairro Bom JesusVila Mato Sampaio