Meio ambiente

Vereadores discutem uso de sacolas plásticas no comércio

Todeschini (e) e Dr. Raul discutiram alternativas às sacolas plásticas Foto: Lívia Stumpf
Todeschini (e) e Dr. Raul discutiram alternativas às sacolas plásticas Foto: Lívia Stumpf

Os vereadores Carlos Todeschini (PT) e Dr. Raul (PMDB), ambos integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, debateram na tarde desta terça-feira (29/12) o tipo de sacola correta a ser utilizada no comércio da Capital. O encontro teve o objetivo de buscar contribuições e alternativas, juntamente aos segmentos envolvidos, para um desenvolvimento sustentável. As sugestões colhidas na reunião também poderão ser incorporadas ao PLL 061/07, com os substitutivos 1 e 2, que tramita no Legislativo e trata da utilização de sacolas plásticas.

Entidades envolvidas com o tema foram convidadas a apresentar alternativas para uma opção economicamente sustentável e de efeitos benéficos ao meio ambiente. Na oportunidade também foi apresentado o projeto que tramita no Legislativo sobre o tema.

De acordo com o presidente da Cosmam, Carlos Todeschini (PT), 80% da população de Porto Alegre usa sacola plástica para descarte de lixo. “Uma família usa, em média, 300 sacolas ao mês”, disse o parlamentar, considerando esse dado uma "verdadeira catástrofe para o meio ambiente". Na opinião do vereador Dr. Raul (PMDB), através dessa iniciativa a Câmara poderá sinalizar para a população de Porto Alegre regras culturalmente aceitas em relação à melhoria do meio ambiente.

Denis Beauchamp e Eduardo Geremia, representantes do Grupo Eco 2009, se manifestaram dizendo que não se pode simplesmente descartar o uso de sacolas plásticas. Segundo eles, é preciso achar uma solução racional que não polua tanto o meio ambiente.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Leia também:

Vereadores, entidades e empresas discutem uso do plástico
Seminário sobre embalagens ouvirá setores envolvidos
Projeto defende obrigatoriedade do uso de sacolas biodegradáveis