Presidência

Vereadores elogiam passeio nos Caminhos Rurais

Visita teve como objetivo conhecer e incentivar turismo na região rural Foto: Fernanda Fell
Visita teve como objetivo conhecer e incentivar turismo na região rural Foto: Fernanda Fell

Chamada de Cinturão Verde da Capital Gaúcha e com diversas riquezas naturais, a área rural da zona Sul de Porto Alegre é uma rota de turismo alternativa para o próprio porto-alegrense explorar e conhecer. Tal afirmação foi referendada por comissão de vereadores da capital, durante passeio turístico denominado Caminhos Rurais de Porto Alegre, realizado na manhã desta terça-feira (22/1).

O secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que acompanhou o passeio, disse ser preciso dar maior visibilidade ao turismo rural da cidade. “Com 30% de área rural, essa rota integra bairros como Belém Velho, Lami Restinga e Lomba do Pinheiro e possui mais de 40 atrativos".

Na primeira parada, os vereadores contemplaram o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que fica no alto do Morro da Pedra Redonda. Durante visita ao Sítio Capororoca, a presidenta da Associação dos Caminhos Rurais Silvana Bohrer explicou que a propriedade trabalha com o cultivo de plantas alimentícias não-convencionais como picão preto, raiz de lírio-do-brejo, jacaratiá - planta semelhante ao mamão, bertália - vegetal rico em ferro, e urtiga. “Nesse local se aprende a utilizar plantas que não são tão comuns na culinária”.

Na parada seguinte do passeio, os vereadores conheceram a Cabanha La Paloma, que além da criação de cavalos funciona como escola de equitação, onde os visitantes tem a oportunidade de aprender a cavalgar.

No Sítio do Mato, em espaço de um hectare, as atividades são direcionadas para trabalhos pedagógicos e recreativos com alunos de escolas de educação infantil onde crianças conhecem um pouco da vida rural, no contato com natureza, animais e a agricultura. A Vinícola Bordignon, último local visitado pelos vereadores, existe há 37 anos e está localizada na região de Belém Velho.

O passeio aos Caminhos Rurais teve a finalidade de potencializar o turismo na cidade. Participaram o presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB) – proponente da atividade, e os vereadores Ervino Besson (PDT), Margarete Moraes (PT), Adeli Sell (PT), Newton Braga Rosa (PP), João Carlos Nedel (PP), Dr. Raul (PMDB), Haroldo de Souza (PMDB), Bernardino Vendrúsculo (PMDB), Maria Luíza (PTB), Dr. Goulart (PTB) e Guilherme Barbosa (PT), e secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchin.

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)