Presidência

Vereadores farão sessões extras para vencer votações

Mesa Diretora e líderes reunidos Foto: Tonico Alvares
Mesa Diretora e líderes reunidos Foto: Tonico Alvares

A Mesa Diretora e os líderes da Câmara Municipal, sob a coordenação do presidente da Casa, vereador Mauro Zacher (PDT), deliberou, em reunião ocorrida na quarta-feira (28/3), no Salão Nobre Dilamar Machado, que, na semana que vem, será feito esforço concentrado para vencer a pauta de projetos represados na Ordem do Dia. Como dois projetos foram votados na tarde de quarta-feira (28/3), entre eles um veto que trancava a pauta, na segunda-feira os vereadores deverão iniciar uma série de sessões extraordinárias para apreciar 15 projetos do Legislativo e 10 do Executivo Municipal, estes encaminhados em caráter emergencial. Entre as proposições de interesse da prefeitura, está a solicitação para a criação de 51 cargos de enfermeiros.

Pelo acordo, os integrantes da Mesa e os líderes dos partidos confirmaram a realização de sessões extraordinárias a partir desta quinta-feira (29/3) à tarde, nos três turnos da próxima segunda-feira (2/4) e na terça-feira (3/4) pela manhã e à tarde. Em função disso, as reuniões das comissões permanentes previstas para a terça-feira serão reagendadas.

Para suprir os prazos legais de encaminhamentos e a análise dos projetos do Executivo, também ficaram definidos os relatores de cada matéria. Os pareceres deverão ser votados em reunião conjunta das comissões chamada durante a sessão plenária da segunda-feira.

Ajustes na agenda

O vereador João Dib (PP), líder do governo, agradeceu aos colegas vereadores, que, "em benefício dos interesses da cidade e pelo bem da população adequaram as suas agendas para agilizar as votação das propostas da prefeitura".

Mauro Zacher (PDT) disse que a reunião do colegiado de líderes ligou para os presidentes das comissões permanentes a fim de adequar a agenda da Casa, e possibilitar a presença de todos os parlamentares nas sessões extraordinárias. Zacher afirmou que a sua preocupação foi “não apenas atender as demandas do Executivo, como respeitar o Regimento Interno da Câmara no que tange à relevância das matérias e o acúmulo de projetos que se encontram na Ordem do Dia, pressionados pela análise de diversos vetos que têm prioridade de votação”.

O diretor Legislativo da Câmara, Luiz Afonso de Melo Peres, ressaltou que as matérias enviadas pelo Executivo, em regime de urgência, só podem ser votadas até a manhã da próxima quarta-feira em razão de prazos estabelecidos pela Lei Eleitoral. “São proposições que tratam de criação de cargos e gratificações que tem como limite o dia 4 de abril, que corresponde a seis meses antes do pleito”, explicou.

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Milton Gerson (reg. prof. 6539)