Sessão Plenária

Vereadores homenageiam a Semana da Pátria

Período de Comunicações em Homenagem à Semana da Pátria
Vereadora Mônica Leal (PP) presidiu o ato durante a sessão (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou, na tarde desta quinta-feira (05/9), o período de Comunicações da sessão ordinária para homenagear a Semana da Pátria. Proposta pela Mesa Diretora, a sessão foi presidida pela vereadora Mônica Leal (PP). Em sua fala na tribuna, Mônica Leal afirmou que a data de 7 de setembro identifica o Brasil como uma nação livre e soberana. “É a data oficial em que enaltecemos um momento da história que foi determinante para a Nação, a partir do ato em que o príncipe regente dom Pedro proclamou a Independência do Brasil, oficializando o rompimento da vinculação dependente que tínhamos com Portugal”, disse.

De acordo com a parlamentar, é necessário que sejam resgatados e reinstalados lemas e valores, como a nossa memória e nossa história. “Esses aspectos, quando não valorizados e mantidos, se perdem e infelizmente contribuem para uma sociedade cada vez mais desagregada. Toda Nação que cultiva seus símbolos, que reconhece seu passado, é uma nação com mais identidade, com mais memória e com mais futuro”, ressaltou.

Mônica disse que o desfile de 7 de setembro lhe remete aos seus 5 anos de idade, quando passou a assisti-lo, levada pela mão do seu pai, coronel Pedro Américo Leal. “Junto com ele formei meu sentimento de amor à Pátria”, recordou. A presidente salientou ainda que vê como especial o Rio Grande do Sul realizar a passagem da chama, onde o Fogo Simbólico acendendo a pira da Pátria passa a ser Chama Crioula, dando início aos Festejos da Semana Farroupilha, que culmina no 20 de setembro. Ela conclui afirmando que fazer a nossa parte pela melhoria do País é uma maneira de agirmos com patriotismo. 

O presidente da Liga da Defesa Nacional no RS, coronel Marco Pinheiro, destacou que os militares não estão acostumados com os procedimentos de um parlamento. “Os políticos, de uma forma geral, são alvos de críticas, observação e elogios de seus eleitores. O trabalho que vocês fazem aqui é de representar a democracia. Nós temos que entender o que acontece aqui. Por isso ocupo com honra e respeito essa tribuna”, disse. 

Pinheiro disse estar convicto que o ato de celebrar os 197 anos de soberania e independência da República brasileira é celebrar o Brasil, o culto aos símbolos, história e valorização da cultura da nossa terra. Ele ressaltou que, pela primeira vez, o desfile em Porto Alegre fará de maneira simultânea passagem terrestre, aérea e fluvial e fez um pedido aos parlamentares: “Queremos fixar na mente dos cidadãos que há que se construir um pedestal da bandeira nacional na região dos desfiles, próximo à margem do rio Guaíba, local onde também poderá abrigar o Museu da Bandeira”.

Sobre o atual momento do país, o coronel disse que o Brasil parece não conseguir andar sem ser embalado por crises. “As turbulências graves no país precisam ser melhor avaliadas para suportar as mudanças. Homens e mulheres devem se empenhar para conscientizar da necessidade de se ter um olhar mais generoso sobre o nosso chão, pois vivemos a maior mudança que esse pais já teve, com a condenação de corruptos que ceifaram energia de desenvolvimento do pais”, destacou, classificando esse período como um "salto ético para a nação".

Também participaram do ato: o comandante da ala 3, brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto; representando o Comando Militar do Sul, o general de brigada Raul Rodrigues Oliveira; representando a capitania fluvial de Porto Alegre, o capitão Alexandre Heredia; representando a Brigada Militar, o major Elemar Lineu Fernandes; e o secretário municipal de segurança, Rafão Oliveira.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Semana da Pátria