Turismo

Vereadores ouvem proposta de revitalização do Cais

Edemar Tutikian (c) apresentou o projeto Foto: Ramon Nunes
Edemar Tutikian (c) apresentou o projeto Foto: Ramon Nunes

A Frente Parlamentar do Turismo se reuniu, na manhã desta quinta-feira (16/10), para assistir à apresentação do projeto O Novo Cais, feita pelo presidente da Comissão de Avaliação do Projeto de Revitalização do Cais Mauá, Edemar Tutikian.

De acordo os dados trazidos por Tutikian, o projeto de revitalização do Cais tem área de 181.000 m² no total, sendo que 74.000m² equivalem aos armazéns, 65.500m² às docas e 41.500m² à área do Gasômetro. Ele também expôs aos vereadores fotos de portos revitalizados em outras cidades, como Belém, no Pará, Lisboa, em Portugal e Buenos Aires, na Argentina.

Entre as etapas já vencidas, conforme lembrado na reunião, estão o mapeamento geral e a legalização da área, a realização de pesquisa junto a população da Capital, o levantamento geral planialtimétrico, os estudos para intervenção nos armazéns tombados, a aprovação preliminar das diretrizes para o projeto, na Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (CAUGE) da Prefeitura e o encaminhamentos das diretrizes ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC). “Estamos trabalhando com prazos determinados, com a intenção de entrar com as diretrizes ainda este ano na Câmara", observou Tutikian.

Participaram da reunião os vereadores Luiz Braz (PSDB), Bernardino Vendruscolo (PMDB), Dr. Goulart (PTB), Adeli Sell (PT), João Carlos Nedel (PP), Maria Luiza (PTB), Maristela Maffei (PCdoB) e o presidente do Legislativo municipal, Sebastião Melo (PMDB).

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Ouça:
Projeto para o Cais do Porto chega ainda neste ano na Câmara