Presidência

Vereadores participam de ato em homenagem a Carlos Medina

Cassio Trogildo lembrou trajetória de Medina como músico e carnavalesco Foto: Ederson Nunes
Cassio Trogildo lembrou trajetória de Medina como músico e carnavalesco Foto: Ederson Nunes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
O presidente da Câmara de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), participou, na noite desta quinta-feira (05/05), do ato em homenagem a Carlos Medina, músico e carnavalesco falecido em 2011 e que dá nome à antiga rua C, localizada no entorno do Estádio Beira-Rio e das escolas de samba da Avenida Padre Cacique. Realizada no Paço Municipal, a cerimônia contou com a presença do vereador João Bosco Vaz (PDT), de familiares do artista, sambistas, amigos, autoridades municipais e do prefeito Jose Fortunati.

De acordo com o presidente Cassio Trogildo, a homenagem se estende também ao carnaval e aos movimentos culturais e artísticos produzidos na cidade. "Em nome da Câmara, parabenizo os familiares, filhos e esposa por esta justa e merecida homenagem para este grande artista e personagem da cultura de Porto Alegre", afirmou Trogildo. O projeto apresentado pela Mesa Diretora da Câmara recebeu apoio da Liga Carnavalesca e também das escolas de samba da Capital.

O prefeito José Fortunati destacou a importância da escola Imperadores do Samba na vida de Medina. "Esta homenagem, denominando Carlos Medina a Rua C do Complexo do Estádio Beira Rio, representa todo um trabalho de décadas e marca para sempre, na história da cidade, do carnaval e da Imperadores, este grande músico e cidadão", disse Fortunati.

O homenageado

Falecido em 2011, aos 63 anos, Carlos Medina teve uma trajetória invejável como músico e carnavalesco na Capital, com atuação na tribo Os Comanches, no Musical Everest, nos grupos musicais Dólar, São Francisco, Mensagem, Senzala, Medina e Cia, nas duplas com Wilson Ney e Marinho Castro, no bloco Os Intocáveis, na Sociedade Floresta Aurora, nas escolas Acadêmicos da Orgia, Academia de Samba Praiana, Imperadores do Samba, União da Vila do IAPI, Império da Zona Norte, Bambas da Orgia e Estado Maior da Restinga e na Banda da Saldanha. 

O artista também trabalhou em diversos bares conhecidos da noite porto-alegrense, entre eles o Clube Náutico Marcílio Dias, Sociedade Nós Os Democratas, Sociedade Ginástica Porto Alegre (Sogipa), Le Club, L’Atmosphere, Varandá, Jones Bar, Casa de Samba Evolução, Vinha D’Alho, Dom Miguel, Bar Embarcação, Feijão com Arroz, Buono Prato, Bar 1 e Tom&Tom.


Texto: Jonathan Colla
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)