Sessão Solene

Vereadores prestam homenagem aos 100 anos do Tribunal de Justiça Militar

  • Presidente Valter Nagelstein preside Sessão Solene em homenagem aos 100 anos do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
    Rodrigues (c) recebeu homenagem em nome do TJM/RS (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Presidente Valter Nagelstein preside Sessão Solene em homenagem aos 100 anos do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Na foto, a vereadora Comandante Nádia na tribuna.
    Comandante Nádia falou em nome da Câmara (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene, no final da tarde desta terça-feira (19/6), em homenagem aos 100 anos do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta foi assinada pela Mesa Diretora da Casa.  

Em nome do parlamento, a vereadora Comandante Nádia (MDB) saudou a todos que fazem parte da instituição. De acordo com ela, a justiça militar tem por objetivo manter a disciplina, hierarquia e ordem desde sua origem. “Hoje garantidora de todos os direitos previstos na Constituição e nas leis aplicáveis aos policiais militares e aos bombeiros”. A vereadora ainda destacou que a justiça militar surgiu antes mesmo da justiça comum, enaltecendo sua importância na história. “O Rio Grande do Sul possui o Tribunal de Justiça Militar mais antigo do Brasil, que este ano completa, majestosamente, seu centenário”, celebrou.

Nádia acrescentou que, em 1848, a legislação estadual trouxe ao ordenamento jurídico o primeiro registro histórico da justiça militar no país. Para ela, o reconhecimento dado à instituição ao longo dos anos é decorrente da produção, gestão e organização da justiça militar. Por fim, a vereadora parabenizou a entidade pela qualidade do serviço prestado aos integrantes da Brigada Militar e pela excelência do serviço prestado à sociedade gaúcha. “Vida longa ao Tribuna de Justiça Militar. Contem com os vereadores desta Câmara”, completou. 

O juiz militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, estendeu seus agradecimentos ao Legislativo e ao corpo da instituição. Ao resgatar a história da justiça militar no país, Rodrigues afirmou que a sociedade gaúcha comemora junto à entidade, que permanece em busca por aprimoramento e reafirmação de sua identidade através do fortalecimento e interação com os demais órgãos da justiça. “Assim o Rio Grande do Sul se orgulha de ter a melhor polícia militar do Brasil e a melhor justiça”.  

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein, também prestou seu apoio ao trabalho da justiça militar. Conforme o vereador, é uma justiça que tem suas especificidades, como um código penal militar para crimes tipificados que não existe na justiça convencional. “Um elemento essencial para que nós tenhamos a polícia que se deseja”. 

Também prestigiaram o evento o comandante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, capitão-de-mar-e-guerra Amaury Marcial Gomes, e o representante do Comando Militar do Sul, major Erildo Simião Camargo Lemos Junior. Os vereadores João Carlos Nedel (PP), Mônica Leal (PP), Reginaldo Pujol (DEM) e Professor Wambert (PROS) também estiveram presentes. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)