Plenário

Vereadores saúdam os 125 anos da Guarda Municipal

  • Homenagem aos 125 anos da Guarda Municipal.
    Guarda Municipal foi homenageada pelo Legislativo da Capital nesta segunda-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Homenagem aos 125 anos da Guarda Municipal. Na foto, vereadora Monica Leal, proponente da homenagem
    Vereadora mônica Leal cumprimenta Roben Martin, coordenador da Equipe Operacional (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os vereadores da Capital prestaram, na tarde dessa segunda-feira (6/11), por iniciativa da Mesa Diretora, homenagem a passagem dos 125 anos da Guarda Municipal de Porto Alegre. Na presença do secretário Municipal de Segurança, Kleber Senisse, do comandante da Equipe Operacional da Guarda, Roben Martins, do diretor de Operações da Ronda Ostensiva (Romu) e da secretária Municipal de Segurança Adjunta, Cláudia Cristina Santos da Rocha Crusius, a vereadora Mônica Leal (PP), durante período de Comunicações da sessão ordinária, destacou que “a Guarda merece respeito e valorização, pelo papel de apoio aos órgãos estaduais de segurança, na defesa e garantia do patrimônio público e histórico da cidade”. 

Monica ainda elogiou a atuação da Guarda no combate à pichação e no monitoramento de vídeo, feito no Centro Integrado de Comando da Cidade. A vereadora também ressaltou a necessidade de ampliar a guarda armada e a participação do efetivo em momentos de conflito recentes, como os de ataques ao Paço Municipal, ao Ginásio Tesourinha e na invasão do Legislativo.

Roben Martins, da Equipe Operacional da Guarda Municipal, ao agradecer a homenagem do Legislativo, ressaltou a importância e o orgulho dessa centenária Instituição que "durante 125 anos se mantém viva, com a dedicação e responsabilidade do efetivo que trabalha com muito esforço e atento aos chamados, mesmo com as dificuldades". Ele destacou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal na cobertura de eventos tradicionais do calendário da Cidade e nas ocasiões emergenciais, como  enchentes e tempestades, ao reiterar a abrangência de atuação deste efetivo, em defesa do patrimônio e dos cidadãos.

Martins igualmente destacou os avanços na atuação da Guarda Municipal, salientando a criação da Ronda Ostensiva e as ações integradas com a Brigada Militar, Polícia Civil,  e  com outros órgãos de fiscalização da Prefeitura, lembrando da necessidade de melhorias, com    demanda de vestimentas, manutenção dos equipamentos; além da reivindicação do  plano de carreira aos Guardas Municipais: "como forma de qualificar e manter o trabalho desta Instituição". Ao manifestar o importante apoio da Câmara Municipal, o diretor de Operações salientou a necessidade de unificação da Guarda, e agradeceu pela aprovação do Fundo de Segurança, do projeto antipichações, e de outras propostas que beneficiam o trabalho e possibilitam a ampliação da Guarda Municipal, "a qual dedica-se integralmente à proteção das pessoas dessa Cidade".

Manifestações

Na oportunidade, vereadores e vereadoras da Câmara Municipal também externaram suas homenagens a Gurada Munciipal:

APREÇOWambert Di Lorenzo (Prós) falou do seu apreço aos servidores que atuam na Guarda Municipal e lembrou que, mesmo diante da crise econômica, os servidores tem reivindicado a nomeação dos concursados que aguardam o chamado pelo Executivo. Wambert também destacou a necessidade de que o efetivo passe a andar armado diante dos desafios aos quais, diariamente, os servidores são expostos. (MG) 

RECURSOS - Tarciso Flecha Negra (PSD) lembrou que, aos 135 anos de atuação, a Guarda Municipal de Porto Alegre é a mais antiga do Brasil. Elogiou a corporação e o resultado efetivo do trabalho desenvolvido pelos servidores, mesmo diante da falta ou dos poucos recursos existentes. (MG)

PARTICIPAÇÃO - Para Luciano Marcantônio (PTB) a guarda representa não apenas ações de segurança no âmbito do combate à violência ao patrimônio. Ele recordou a participação do efetivo por ocasião do incêndio da Vila Liberdade, na Zona Norte da cidade, quando, em uma ação puramente social, foi zelosa e eficiente em um momento tão difícil. Disse ter honra em ser o relator de projeto de lei que pretende ampliar as finalidades da guarda, e cuja expectativa é de que, após diálogo com os vereadores, seja aprovado. (MG) 

SOLIDARIEDADE - Paulinho Motorista (PSB) manifestou sua solidariedade ao trabalho da Guarda e disse que, nos 24 anos em que atuou como motorista de ônibus, sempre conviveu bem com os guardas que transportou, muitos dos quais amigos de infância. Lembrou que a presença fardada da guarda nos coletivos impõe maior segurança aos usuários do sistema. "Os profissionais atuam de forma abnegada, muitas vezes em áreas perigosas, ou em ações heroicas", salientou ao lembrar episódio de salvamento de uma motorista, após cair com o seu veículo em um açude na Estada Costa Gama, na Zona Sul da cidade. (MG)

CONCURSO - Adeli Sell (PT) elogiou a Guarda Municipal por proteger os serviços, bens e instalações do município. Segundo ele, os profissionais realizam um excelente trabalho em favor da cidadania. Ele pediu ao Executivo a internalização dos aprovados em concurso para reforçar a corporação E assinalou que a Guarda atua cuidando dos parques, ajudando na fiscalização da Smic, em reintegrações de posse, combatendo as pichações de prédios e monumentos históricos. (FC)

DEMOCRACIA - Comandante Nádia (PMDB) qualificou a homenagem como justa por conta das atividades dos integrantes da Guarda que zelam pela segurança da cidade. Em sua opinião, a corporação atua em favor da democracia, da cidadania e dos direitos individuais no âmbito da cidade de Porto Alegre, devendo operar em conjunto com a Brigada Militar, a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias, assumindo posição institucional na segurança pública. “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, finalizou comandante Nádia. (FC)

AMPLIAÇÃO - Para Cassiá Carpes (PP), alguns não gostam da presença da Guarda Municipal. Entretanto ele se colocou a favor da ampliação das prerrogativas da Guarda atuando além das escolas, para proteger o meio ambiente e o espaço público. Carpes comentou que a nova regulamentação da Guarda irá promover a harmonização das diversidades de interesses do município, aumentando a autuação dos que atentam contra o patrimônio público. “A Guarda deve atuar em defesa da democracia e de forma muito mais abrangente”, defendeu. (FC)

PRÉDIOS - Professor Alex (PSol) elogiou a atividade da Guarda no cuidado dos prédios escolares que, segundo ele, formam a maior rede de ensino de periferias do país, num ambiente de ameaças, de crimes menores e de tiroteios efetivados. Na ótica do vereador, a presença da Guarda Municipal garante a calma no interior das escolas. Ele afirmou que não foi prioridade do Executivo a colocação dos profissionais nos prédios da rede de ensino na atual gestão porque a ideia é terceirizar a segurança na rede municipal. Por conta dessa avaliação, Fraga alerta que o Executivo está protelando a nomeação dos 200 aprovados em concurso público para a carreira de Guarda Municipal. (FC)

MONITORAMENTO - Moisés Maluco do Bem (PSDB) saudou e parabenizou a Guarda Municipal pelo trabalho que desenvolve, ao lembrar da sua passagem pelo Exercito Brasileiro, quando destacou o aprendizado sobre o espírito de equipe e experiências na defesa da coletividade. Citou os avanços e sucesso na atuação da Guarda Municipal, destacando entre outras, as ações de monitoramento eletrônico, as quais promoveram a  redução nos índices de homicídios, furtos e roubos de veículos na Cidade; além do apoio da Guarda Municipal às estruturas de fiscalização de diferentes setores do Executivo.  O vereador defendeu, ainda, a aprovação de projetos que ampliam a atuação da Guarda Municipal, como forma de beneficiar a Cidade. (AS)

Textos: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
             
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
             Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)