Cosmam

Vereadores visitam Arroio Passo da Mangueira

Comissão fiscaliza a execução da rede de esgoto Jardim Itú.
Arroio no Jardim Itu sofre com falta de manutenção (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cosmam) visitaram na manhã desta sexta-feira (6/9) o bairro Jardim Itu para verificar a situação do Arroio Passo da Mangueira e os problemas da rede de esgoto na região. Aldacir Oliboni (PT) e Cláudia Araújo ouviram os moradores da comunidade e caminharam no local, que, de acordo com os moradores, há anos não recebe manutenção por parte da prefeitura.

Alberto Kich, conselheiro do Conselho Local de Saúde, disse que o esgoto pluvial existente já tem cinco décadas e nunca recebeu manutenção. “Sabemos da existência de um projeto realizado 2012, que foi aprovado e propõe um Plano Municipal de Saneamento, mas o secretário Ramiro Rosário esteve aqui e não deu previsão”, afirmou. “A Cosmam fez uma emenda em 2018, de R$2 milhões, para dar início à rede coletora, mas nada aconteceu.”

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Itu, Ivone Nichele, integrante do grupo há 40 anos, destacou que em 2019 se cumprem sete anos que o local está abandonado. “E a cada chuva que dá, mais partes do muro do arroio vão caindo, há pontos críticos. Há anos atrás vinham atender às demandas em no máximo 15 dias. Já fizemos duas reuniões com Ramiro Rosário e na última vez marcamos com um assessor que viria conhecer o problema, mas que admitiu ter esquecido a reunião que agendou conosco”, reclamou.

O entendimento de que a questão de saneamento é de saúde pública foi salientado por Lucia Silveira, da coordenação da Unidade de Saúde Jardim Itu. “Essa é uma comunidade que participa e se apropria das suas demandas, no entanto, não conseguimos ser escutados pela PMPA para manutenção das questões básicas da cidade. Só queremos garantir que que verba de 2 milhões seja executada.”

Encaminhamentos

Claudia Araújo enfatizou que o problema com saneamento deve começar a ser resolvido. “Sabemos que estamos convocando representantes do Executivo para as nossas reuniões e não estão vindo. Sugiro que façamos a solicitação de uma reunião direta no DMAE e vamos unir mais pessoas de outras comunidades no entorno para que essa pauta ganhe força”, afirmou. 

Aldacir Oliboni lamentou não ter representante da prefeitura para dar um posicionamento dos encaminhamentos do Executivo. “Isso causa certa indignação, pois não se vê o governo destinar o recurso orçamentário de uma emenda apresentada por este parlamentar, via Cosmam, votada e aprovada por unanimidade”, disse afirmando que considera esta a pior gestão da história da cidade.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)