Comissões

Vereadores visitam Complexo Cultural do Porto Seco

  • Comissão visita o sambódromo do complexo cultural Porto Seco. Na foto, vereadores Matheus Ayres, Alvoni Medina e Tarciso Flecha Negra com o assessor cultural da Liespa, Leonardo Maricato
    Matheus (e), Alvoni e Tarciso foram recebidos por Maricato (d) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Comissão visita o sambódromo do complexo cultural Porto Seco.
    Novo sistema tecnológico do sambódromo melhora a iluminação e amplia alcance do som (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, na tarde desta terça-feira (21/3), a estrutura do Complexo Cultural do Porto Seco - Sambódromo. O local receberá os desfiles das escolas de samba dos grupos Prata e Ouro nos dias 24 e 25 de março, respectivamente. O carnaval fora de época de 2017 integra a 58ª Semana de Porto Alegre. De acordo com o assessor cultural das Ligas Independentes das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa), Leonardo Maricato, este carnaval foi feito com menos dinheiro, mas com mais qualidade.

O sambódromo está com um novo sistema tecnológico que melhora a iluminação, fazendo com que as luzes troquem de cor conforme a batida da bateria, e amplia o alcance do som. A estrutura é um pouco menor que a dos anos anteriores, com capacidade diária para 10 mil pessoas, 2 mil a menos que em 2016. A segurança é uma preocupação da equipe de organização, após os acidentes que deixaram 32 pessoas feridas na Marquês de Sapucaí (Rio de Janeiro). “A segurança é primordial. Os bombeiros estão verificando todos os espaços e queremos que as pessoas se sintam seguras aqui”, afirmou Maricato. Ele ressaltou a importância da realização do evento, pois “o carnaval é uma pesquisa cultural feita durante o ano inteiro e que se apresenta em uma noite". "O que muitas pessoas não sabem é que, por trás dos desfiles, têm toda uma pesquisa para transformar o tema em espetáculo”. 

Vereadores

A Cece está acompanhando a organização do evento, e há algumas semanas os vereadores estão realizando visitas no Porto Seco. Matheus Ayres (PP) contou que a comissão está fiscalizando o que está sendo planejado para que o evento seja uma grande festa. “Este ano eles conseguiram fazer mais com menos”, comentou em relação ao fato de não haver incentivos públicos neste carnaval.  

Ao analisar a estrutura do complexo, o presidente da Cece, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), falou que está ficando maravilhoso, apesar da pressa na preparação. “Parabenizo toda a equipe envolvida. Que a área sirva de lazer para outras atividades da comunidade”. Conforme o vereador, se o espaço for bem aproveitado, futuramente pode virar ponto turístico na cidade. “Uma luta por espaço não só para o carnaval, mas para o esporte, paixões que estão inseridas em nossa cultura", completou.

Com o mesmo foco, Alvoni Medina (PRB) disse que a diversão é importante, mas o principal é utilizar o local depois do carnaval, proporcionando espaços de lazer com práticas esportivas e culturais. “A Cece quer dar continuidade ao Porto Seco”, afirmou. Leonardo Maricato ressaltou que conta com a colaboração dos vereadores para que seja possível o aproveitamento da estrutura.

A equipe da Liespa não divulgou os valores do evento, mas afirmou que, ao final, farão um relatório com os custos para mostrar como a iniciativa privada possibilitou que o evento acontecesse. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
                Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)