Presidência

Vila Mapa pede melhorias na Saúde

Verificação de demandas da comunidade da Vila Mapa Foto: Jonathan Heckler
Verificação de demandas da comunidade da Vila Mapa Foto: Jonathan Heckler
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), acompanhada dos vereadores Mauro Pinheiro (PT), Aldacir Oliboni (PT), Engenheiro Comasseto (PT) e Helena da Ipê (PSOL), visitou nesta quinta-feira (4/8) a Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro. A comunidade, representada pelas lideranças Darci Antunes, Geni Selau, Acir Paloschin e Marta Jaime, reivindica melhorias no atendimento da saúde. 

Conforme Sofia mais uma vez o problema enfrentado pelos moradores refere-se ao agendamento das consultas e falta de médicos, principalmente os especializados, como otorrino e neurologista, citados pelos usuários da Mapa. “Não tem como as emergências hospitalares estarem superlotadas, pois tudo cai lá”, afirmou a vereadora.

Segundo os relatos, diz Sofia, os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mapa aguardam de seis a oito meses para conseguirem marcar com um especialista. “Uma das pacientes relatou que quando retornou para a segunda consulta com o otorrrino, nem lembrava mais qual era o problema que enfrentava, de tanto tempo que esperou”. 

Especialidades
A UBS atende atualmente em torno de 24 mil fichas família, sendo que o atendimento avulso (individual) chega às vezes perto de 50 mil consultas. A coordenadora da Unidade, Valquíria Ferreira, informou que são distribuídas dez fichas diárias para o clínico geral, com a UBS tendo três profissionais e dois ginecologistas, que acompanham 200 grávidas da região. “Se atendêssemos somente a comunidade da Mapa, muitos dos problemas não existiriam, mas recebemos paciente de outras localidades, como da Quinta do Portal, que não conta com uma UBS”, disse. 

Segundo a coordenadora regional da Saúde, Vânia Frantz, o Executivo Municipal vem realizando várias ações, mas a população é muito grande. “Ainda estamos em dívida com a UBS Mapa na colocação de técnicos de enfermagem no local”, informou. Outros especialistas também foram solicitados pela comunidade como pediatras e mais ginecologistas A odontologia também está com problemas, devido a uma das cadeiras estar quebrada, impedindo o atendimento a pleno.

Reivindicações
Outra demanda apontada foi a questão da acessibilidade. “As calçadas da Mapa são completamente irregulares, muitas nem existindo, o que dificulta muito a mobilidade de pessoas com deficiência (PCDs), como cadeirantes, por exemplo”, ressaltou o líder comunitário Darci Antunes. Melhorias nos horários do transporte coletivo que atende a comunidade também foram reivindicados. “Tem dias que esperamos até 45 minutos nas paradas”, destacou a liderança Marta Jaime. 

Na rua Coronel Jaime Rollemberg de Lima com a avenida Santo Dias da Silva a comunidade solicitou apoio aos vereadores para que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realize um estudo para viabilizar a redução de velocidades na via, onde muitos acidentes ocorrem. Representando o Executivo Municipal acompanharam o Câmara na Comunidade a Smov, DMAE, EPTC, Secretaria Municipal da Saúde, DMLU e DEP.

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência