Plenário

Viva Gasômetro quer parque junto à Usina

Jacqueline (d) trouxe reivindicações do Movimento aos vereadores Foto: Lívia Stumpf
Jacqueline (d) trouxe reivindicações do Movimento aos vereadores Foto: Lívia Stumpf

A coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, voltou a defender hoje (16/12) a criação do Largo e do Parque do Gasômetro na área compreendida entre a Praça Brigadeiro Sampaio, na Avenida Mauá, até a Praça Júlio Mesquita, na junção das avenidas João Goulart e Loureiro da Silva. "A criação do Largo resgatará o aspecto histórico do local, com o aumento das calçadas na rua General Salustiano, aterramento de cabos elétricos e restauro da fachada de seis casas." Conforme ela, a criação do parque depende de aprovação de lei complementar.

Jacqueline, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, também defendeu a implementação do projeto Bonde Histórico, com a instalação de uma linha turística ligando o Gasômetro ao Mercado Público. A coordenadora do Viva Gasômetro ainda solicitou alteração na legislação municipal que impede os donos de quiosques instalados na Prainha do Gasômetro de comercializar bebidas alcoólicas. "Os quiosqueiros estão sofrendo concorrência desigual, pois os bares do entorno e o bar flutuante podem vender bebida de álcool."

A coordenadora do Viva Gasômetro pediu ainda fiscalização da Prefeitura sobre o Bar do Paulista, na esquina da Riachuelo com General Salustiano, que, segundo ela, está promovendo shows de samba entre sexta-feira e domingo, sem respeitar o limite de 22h, perturbando os moradores do entorno. "O som dos equipamentos com certeza supera os decibéis autorizados pela Smam."

Jacqueline também reclamou das péssimas condições de um casarão invadido na esquina das ruas Riachuelo e General Salustiano, dos estragos causados na Praça Júlio Messquita por causa de obras realizadas na região pela CEEE e do cercamento do Parque da Harmonia, além de demonstrar preocupação que o projeto de revitalização do Cais Mauá resulte na construção de um prédio ao lado da Usina do Gasômetro. 

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
ONG quer parque junto à Usina do Gasômetro