EPTC

Wambert esclarece denúncia sobre grupo de whatsapp "De olho na EPTC"

"De olho na EPTC" tem como objetivo apenas fiscalizar abusos e irregularidades, disse o vereador

Movimentação de Plenário. na foto: vereador Professor Wamberti di Lorenzo
Vereador falou sobre o grupo "De Olho na EPTC" na tribuna (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Nesta quarta-feira, 20, durante sessão plenária da Câmara de Vereadores, o vereador Professor Wambert Di Lorenzo subiu à tribuna para falar sobre a repercussão na mídia do grupo de whatsapp “De olho na EPTC”, que está sendo investigado pela polícia civil. 


Wambert informou que ele não está sendo investigado pela polícia civil e criticou a manchete do jornal Zero Hora, de segunda-feira (18), que diz “Polícia investiga grupo de WhatsApp criado por assessores de vereador que divulga blitze e incita agressões contra agentes de trânsito”, do Jornal Zero Hora (18/3). “Matéria duvidosa que coloca lacunas como se o grupo fosse destinado a divulgar blitzes e fazer apologia à violência. Matéria que insinua coisas que não existem”, ressaltou o vereador. 


O vereador esclareceu que o único objetivo do grupo é de fiscalizar abusos e irregularidades da EPTC, empresa pública que pela sua natureza constitucional visa fundamentalmente o lucro. Lembrou que desde 2016 tem o mesmo grupo no Facebook e que a extinção da EPTC é uma plataforma sua desde 2012, quando concorreu a prefeito da capital.


Wambert contou que alguém divulgou blitze e fez apologia à violência no grupo, e que ele ainda gravou um vídeo repudiando esses atos e informando o objetivo do grupo. “Se tem uma coisa para nós são as blitzes policiais”, disse. 


Destacou, ainda, que a EPTC começa a ter transparência graças a projetos de lei aprovados pelos vereadores. Wambert disse que possui projetos nesse mesmo sentido, um deles determina a criação de repositório de julgados dos recursos apresentados às notificações de infração por meio da junta administrativa de recurso de infração (JARI) da empresa pública de transporte e circulação (EPTC). 

“Usamos as novas formas de tecnologia para maximizar o alcance desta ação republicana de fiscalização dos serviços públicos pelo próprio povo. Lamento que algumas pessoas tenham usado esses meios para postar alguma manifestação violenta, a qual jamais foi ou será endossada por nós”, ressaltou. Por fim, Wambert repudiou a manchete, mas afirmou que continuará com o trabalho de fiscalização e prestação de contas transparentes para com os porto-alegrenses. 

 

Confira a íntegra do texto publicado pelo vereador Wambert no Facebook 

"Obrigado à GaúchaZH, ao RBS TV, ao Pretinho Básico por divulgarem o grupo cujo único objetivo é fiscalizar a EPTC e não sabotar blitzes ou incitar a violência.

Quem me conhece sabe que nosso propósito é a defesa da transparência na prestação dos serviços públicos. A EPTC é uma empresa pública (que pela sua natureza constitucional visa fundamentalmente o lucro) com poder de polícia, por essa aberração fiscalizamos irregularidades e abusos do órgão.

Usamos as novas formas de tecnologia para maximizar o alcance desta ação republicana de fiscalização dos serviços públicos pelo próprio povo. Lamento que algumas pessoas tenham usado esses meios para postar alguma manifestação violenta, a qual jamais foi ou será endossada por nós.

Pregamos o respeito à democracia, a defesa do interesse público e repudiamos veementemente qualquer meio que não seja pacífico para a solução de controvérsias no meio social.

 

Continuaremos com nosso trabalho de fiscalização e prestação de contas transparentes para com os porto-alegrenses, não nos intimidaremos com tentativas de desmoralizar nossas ações. Defender o bem comum e os interesses legítimos dos cidadãos nunca foi tarefa fácil, porém fiquem sabendo que jamais desistirei dos meus princípios e da defesa do povo de Porto Alegre."