Plenário

Zona rural: alterações de regime passam a exigir maioria de dois terços

Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Cássio Trogildo.
Vereador Cassio Trogildo (PTB), proponente do projeto (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em 2º turno de votação, nesta segunda-feira (3/12), projeto que prevê a necessidade de aprovação por 24 votos, ou dois terços dos membros do Legislativo, em propostas de alteração do regime urbanístico que compreenda a Zona Rural. Por tratar-se de Emenda à Lei Orgânica do Municipio, o projeto de Cassio Trogildo (PTB) precisou ser aprovado em duas sessões. Conforme o vereador, o objetivo da iniciativa é dar uma maior segurança a esta região da cidade. 

Trogildo destaca que “dentre as capitais brasileiras, a cidade possui uma das maiores áreas rurais, caracterizada por sua enorme atividade e grande diversificação da produção primária”. Igualmente é lembrado que “o incremento ao fomento agropecuário propicia a manutenção da mão-de-obra familiar, geração de emprego e renda nas atividades primárias, extrativas, comércio e serviços de apoio”.

Outro ponto citado pelo vereador na defesa de sua sugestão é o potencial turístico que a região possui: “Por sua vocação natural de congregar aspectos culturais, sociais, ambientais e gastronômicos”.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)