Tribuna Popular

Bibliotecárias destacam importância do livro e da leitura para a população

Tribuna Popular foi ocupada, na sessão desta segunda-feira (5/4), pelas bibliotecárias Gislene Rodrigues e Neli Miotto

  • Transferência da Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier
INSTITUIÇÃO: Conselho Regional de Biblioteconomia da Décima Região e Associação Rio-Grandense de Bibliotecários
ORADORES: Neli Miotto e Gislene Sapata Rodrigues
    Gislene Sapata Rodrigues preside o Conselho Regional de Biblioteconomia da Décima Região (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Transferência da Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier
INSTITUIÇÃO: Conselho Regional de Biblioteconomia da Décima Região e Associação Rio-Grandense de Bibliotecários
ORADORES: Neli Miotto e Gislene Sapata Rodrigues
    Neli Miotto é presidente da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Tribuna Popular desta segunda-feira (5/4), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu Neli Miotto, presidente da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, e Gislene Sapata Rodrigues, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Décima Região, para falar sobre a transferência da Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, vinculada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e sobre a importância da bibliotecas na vida das pessoas.

Na ocasião, Gislene falou sobre as comemorações do mês de abril relacionadas ao livro e destacou o próximo dia 9, quando se celebra o Dia Nacional da Biblioteca. Segundo ela, o espaço das bibliotecas são imprescindíveis em uma sociedade marcada por tanta desinformação e propagação de fake news (notícias falsas). “Físicas ou virtuais, tornam-se espaço de reunião, organização e disponibilização de informação na saúde, ponto nevrálgico no Brasil, que já acumula 330 mil vidas perdidas.” A presidente do Conselho citou Porto Alegre como berço de famosos autores literários e detentora da maior feira do livro a céu aberto da América Latina. A cidade, segundo ela, apesar de deter um Plano Municipal do Livro e da Leitura que inspira outras cidades pelo país com políticas públicas, têm dificuldade de enxergar como essas ações são, de fato, colocadas em prática.

Sobre a Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, da Smams, disse que a tentativa de desmantelamento foi observada e revertida a partir de pressão popular da sociedade civil e das Frentes Parlamentares do Livro e Leitura - presididas pelo vereador Matheus Gomes (PSOL) na Câmara da Capital; pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT), na Assembleia Legislativa do RS; e pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), no Congresso Nacional. Gislene pediu providências, por parte dos vereadores, para que o espaço seja considerado como “ponto vital na melhoria dos índices de letramento literário dos estudantes atendidos pela rede municipal”.

Neli Miotto, em seu período de fala, disse que a associação a qual preside tem como objetivo congregar os profissionais da área e desenvolver atividades de qualificação e aperfeiçoamento. Denunciou, assim como Gislene, a tentativa de desmantelamento da Biblioteca da Smams e a falta de políticas públicas, fazendo um apelo à secretária da Educação de Porto Alegre, Janaína Audino: “Ouça a comunidade, conheça a história, as ações e a oportunidade de pesquisa desta que foi uma das bibliotecas de referência nacional na área da educação”.

Destacou a importância de se pensar em um sistema que congregue as bibliotecas públicas e privadas para unir os esforços em uma única direção, assim como a necessidade da criação de um sistema que faça um mapeamento de locais e serviços ao cidadão. Recordou, ainda, a Lei 12.244, da universalização das bibliotecas escolares, que prevê um bibliotecário em cada biblioteca. “Hoje, temos 17 vagas em aberto, sem um profissional para atuar nesse espaço tão importante. Não queremos uma cidade que não conheça sua cultura. Para nós, ler é resistir.”

Na oportunidade, também falaram a respeito do assunto os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Reginete Bispo (PT), Matheus Gomes (PSOL), Daiana Santos (PCdoB), Alexandre Bobadra (PSL) e Márcio Bins Ely (PDT).

Texto

Lara Moeller Nunes (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:leituralivrobibliotecas