Biga visita o Complexo Cultural do Porto Seco
Faltando menos de uma semana para o desfile das escolas de Samba de Porto Alegre, vereadora e deputada Daiana Santos foram escutar as demandas dos carnavalescos
Os últimos dias têm sido de trabalho intenso no Complexo Cultural do Porto Seco, no bairro Rubem Berta, zona norte da capital. Centenas de trabalhadores finalizam a montagem da estrutura para receber os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre, que acontece nos dias 3 e 4 de março. A eles, se somam eletricistas, marceneiros, costureiras, aderecistas e toda a comunidade que trabalha durante todo o ano nos barracões das escolas, garantindo a beleza do desfile.
Foi neste cenário que a vereadora Biga Pereira e a deputada Daiana Santos foram recebidas. por Maurício Nunes, presidente da União Das Escolas De Samba de Porto Alegre, e Kelly Ramos, presidenta da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre.
O Carnaval de Porto Alegre é muito importante para o desenvolvimento cultural, social e econômico de diversas comunidades da capital. A maioria das escolas de samba está localizada em bairros periféricos e possuem um relevante papel formativo, em especial para os jovens. A falta de recursos públicos para Carnaval e o período da pandemia prejudicaram muitas agremiações e deixaram sem renda uma grande parte de trabalhadores do carnaval. Ainda que os desfiles tenham sido retomados, há muito por ser feito pelo carnaval de Porto Alegre.
Ainda que a existência, em um mesmo espaço, dos barracões das escolas e do sambódromo seja considerado algo positivo pelos carnavalescos, a falta de investimento público no Complexo Cultura do Porto Seco foi apontada como um problema. Os barracões precisam de melhorias em suas estruturas, de modo que possam ser usados para além de espaço de construção de carros alegóricos e adereços, mas para atividades educacionais e culturais ao longo do ano.
Além disso, as arquibancadas do sambódromo, construído em 2004, são montadas e desmontadas para cada edição do carnaval. Existe a promessa da construção de uma estrutura permanente, e as entidades ligadas à festa esperam que o projeto seja capaz de receber o crescente número de foliões: para o desfile de 2023, os ingressos esgotaram em menos de 24 horas. Entre pessoas assistindo o desfile das arquibancadas no Porto Seco e em outros setores próximos ao sambódromo, são esperados mais de 30 mil foliões.
Transmissão: O desfile do Carnaval de Porto Alegre será transmitido pelos canais do YouTube da Prefeitura, pela plataforma Cubo Play e também pelos canais abertos de televisão TVE e TV Brasil. TVE, Prefeitura e Cubo Play transmitirão todos os desfiles, que na sexta-feira se inicia às 20h e no sábado, às 19h20. Já pela TV Brasil será possível acompanhar as escolas da Série Ouro, a partir da meia-noite de sexta e sábado.
Veja no Instagram o convite da vereadora Biga e da deputada Daiana e prestigie a cultura popular de Porto Alegre.