Plenário

Câmara destaca os 90 anos do Sindicato dos Comerciários

Período de Comunicações em homenagem aos 90 anos do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – SINDEC

Proponente Vereador Claudio Janta.
Direção do Sindec e vereadores na sessão plenária de hoje (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem pelo transcurso do 90° aniversário do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (SINDEC). A cerimônia, proposta pelo vereador Claudio Janta (SD), ocorreu durante a sessão ordinária desta segunda-feira (11/07).

Janta, ex-comerciário, falou sobre a importância e a necessidade do comércio para a população. “Nós somos os entregadores de sonhos. A pessoa que quer comprar uma bala, um chiclete, que quer comprar sua comida, uma roupa, um sapato, um fogão, um carro e, até num momento mais difícil quando vai sepultar alguém, é a nossa categoria que está lá presente.” Citou o acordo sobre a obrigatoriedade da empregabilidade dos comerciários durante a pandemia, que foi votado na Câmara de Porto Alegre.
Janta também lembrou das grandes pautas apoiadas pelo SINDEC, como os postos de saúde 24 horas, as escolas em tempo integral e as creches com expediente até as 23 horas.

O presidente do SINDEC, Nilton Neco, falou sobre a luta nacional para a regulamentação dos comerciários, projeto iniciado pelo então senador Pedro Simon e finalizado pelo senador Paulo Paim (PT/RS). Neco também relembrou as conquistas do sindicato em âmbito municipal e ressaltou a grande representatividade da entidade entre os comerciários.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)