Sessão solene

Câmara entrega Diploma Honra ao Mérito à Sociedade Partenon Literário

Fundada em 18 de junho de 1868 e ainda ativa, é a mais antiga entidade literária do Rio Grande do Sul.

  • Diploma de Honra ao Mérito à Sociedade Partenon Literário. Na foto, presidente da Sociedade Partenon Literário, Benedito Saldanha, o vereador Dr. Thiago e a representante da Prefeitura, Márcia Alves
    Benedito Saldanha recebe diploma entregue por Dr. Thiago (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Diploma de Honra ao Mérito à Sociedade Partenon Literário
    Emblema da Sociedade Partenon Literário (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite desta sexta-feira (27/5), no Plenário Otávio Rocha, uma sessão solene de entrega do Diploma Honra ao Mérito para a Sociedade Partenon Literário, proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT). Dr. Thiago lembrou a importância da homenagem, uma das mais tradicionais da Câmara e que só pode ser encaminhada uma vez ao ano por cada vereador. "Nesta noite, através da nossa proposição, a instituição está sendo homenageada pela cidade de Porto Alegre."

O vereador ressaltou a importância da entidade, fundada em 18 de junho de 1868, para a capital gaúcha. "A entidade é um verdadeiro marco cultural da cidade. A Sociedade Partenon Literário reuniu os melhores escritores de sua época. A entidade lutou, entre outras causas nobres, pela abolição da escravatura e pela valorização da mulher na sociedade", afirmou o vereador.

Dr. Thiago lembrou a retomada das atividades da entidade nos últimos anos, realizando uma série de ações. "É uma honra entregar este diploma nesta noite para esta renomada entidade, que fez e segue realizando um trabalho brilhante nas áreas cultural e social", disse o Dr. Thiago.

O presidente da Sociedade, Benedito Saldanha, lembrou da importância da entidade no passado e no presente, mencionando o nome de sócios presentes no Plenário prestigiando a sessão solene. "Estamos muito felizes e honrados com esta homenagem, possível graças ao nosso vereador Dr. Thiago. Os sócios atuais da entidade seguem trabalhando pela cultura e pela cidadania, defendendo o meio artístico e literário. Precisamos incentivar a leitura, os brasileiros estão lendo, qualquer ação que incentive a leitura é muito importante", disse Benedito.

A entidade

Fundada em 1868, a Sociedade Partenon Literário é a mais antiga entidade literária do Rio Grande do Sul. A entidade reuniu os maiores intelectuais de sua época, incluindo nomes como Apolinário Porto Alegre, Caldre e Fião, Aurélio Bitencourt, Aquiles Porto Alegre, Luciana de Abreu, Múcio Teixeira, Amália Figueiroa e muitos outros que hoje são nomes de ruas em Porto Alegre.

Na sua primeira fase, a instituição durou até o ano de 1886. Em 1997, um grupo de intelectuais e simpatizantes da causa literária começou a se reunir visando ao restabelecimento da associação, considerada símbolo da literatura gaúcha.

Atualmente, o Partenon Literário segue ativa e agregando novos sócios. Publicou várias antologias, somando doze volumes. Realizou palestras memoráveis ministradas por grandes autores como Moacyr Scliar e Sandra Pesavento. Também promoveu exposições na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Texto: Jonathan Colla
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)