Sessão Solene

Câmara entrega título de Cidadão a Vieira da Cunha

Vieira da Cunha (e) recebeu homenagem proposta por Bins Ely Foto: Ederson Nunes
Vieira da Cunha (e) recebeu homenagem proposta por Bins Ely Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (6/6) o título de Cidadão de Porto Alegre ao deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT/RS). A homenagem, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT). A sessão foi presidida pelo vereador Delegado Cleiton (PDT).

"Há homens que ocupam lugares cativos na história. Um deles é Vieira da Cunha. Alguns criticam a Câmara por prestar homenagens, mas temos o dever de homenagear homens sérios como ele, que tem uma vida pública pautada pela solidariedade e determinação", observou Bins Ely. Ao lembrar a trajetória profissional e pública do homenageado, o vereador destacou a política inovadora, eficiente, ética e transparente praticada por Vieira da Cunha. "Vieira da Cunha é um exemplo, um farol que ilumina as atuais e futuras gerações de brasileiros." 

O vereador ressaltou que desde muito jovem o deputado já demonstrava seu talento para a política. "Aos 15 anos de idade, Vieira da Cunha presidiu o Grêmio Estudantil do Colégio Anchieta", lembrou Bins Ely, época que marca o início da trajetória política do homenageado. "Vieira da Cunha dedica até hoje sua vida em prol da sociedade gaúcha e, em especial, a sociedade porto-alegrense, sempre contribuindo e idealizando políticas de avanço e justiça social." 

Vieira da Cunha agradeceu a Bins Ely pela iniciativa. "É uma homenagem inesquecível porque foi aprovada pela unanimidade desta Casa." Agradeceu também aos vereadores que o saudaram durante a homenagem, à esposa Luciane, à mãe Ofélia, à sogra Mari e aos filhos Carlos, Eduardo, Marina e Alice. Lembrou de sua trajetória, desde a chegada a Porto Alegre, seu ingresso no colégio Anchieta e depois na Ufrgs.

Lembrou em especial da primeira eleição como vereador titular de Porto Alegre, em 1988. Depois, os cinco mandatos sucessivos de deputado estadual e federal. "E em todas as eleições, a metade da minha votação é concentrada na Capital. Portanto, sou muito grato a Porto Alegre e devo a ela meus mandatos. Este título reforça ainda mais este eterno vínculo que tenho com a capital dos gaúchos."

Trajetória

Natural de Cachoeira do Sul, onde nasceu em 1960, Vieira da Cunha é formado em Direito pela Ufrgs e procurador de Justiça do RS. É filiado ao PDT desde 1981. Em 1988 foi eleito vereador de Porto Alegre. Em 1992 foi candidato a vice-prefeito da Capital. Em 1994 elegeu-se deputado estadual e, em 1996, foi candidato pelo PDT a prefeito de Porto Alegre. Em 1998 e em 2002 foi reeleito deputado estadual. No ano de 2004, presidiu a Assembleia Legislativa do RS. Desde 2007 é deputado federal.

Texto e edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)