Institucional

Câmara Municipal promove Semana do Meio Ambiente

De 5 a 8 de junho, Legislativo terá atividades ligadas à energia solar, planejamento, inovação sustentável e desfile de roupas recicladas

  • Semana de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre
    Atividades terão por local o Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital (Foto: Leonardo Contursi)
  • Área do Pontal do Estaleiro Foto: Divulgação / CMPA
    Meio ambiente e sustentabilidade também serão temas que integram a programação

A Câmara Municipal promove, de 5 a 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente, instituída pela Resolução 36/17 da Mesa Diretora. A programação inclui atividades ligadas à energia solar, planejamento, inovação sustentável e desfile de roupas recicladas. Todas as atividades terão por local o Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital.

Em 5 de junho, serão realizadas quatro atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Às 10h, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) irá debater o tema da energia solar com especialistas da área. Às 11h30, será inaugurada a maior Estação Fotovoltaica de Porto Alegre. Localizada no estacionamento do Legislativo, a expectativa é de que a central forneça 20% da energia consumida na Casa.

Também no dia 5, às 10h, o presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein (MDB), assinará Termo de Cooperação Técnica com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) para adequação e posterior adesão da Câmara à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente. Às 16h30, um desfile de roupas recicladas da Eco Moda Show ocorrerá no Plenário Otávio Rocha. 

Para fechar a Semana do Meio Ambiente da Câmara, ocorrerá no dia 8, a partir das 9h, o Seminário Projetos da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (Zispoa) para o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental 2020-2030 (PDDUA). Após a atividade, que será realizada no Plenário Ana Terra, os participantes terão 15 dias de acesso exclusivo a um formulário on-line, em que poderão encaminhar suas ideias para a área de abrangência da Zispoa a serem consideradas na revisão do Plano Diretor. Após o seminário, os participantes serão convidados a conhecer o Telhado Verde da Câmara. Saiba mais sobre o seminário, clicando aqui

Cooperação Técnica

O Termo de Cooperação Técnica que será firmado entre Câmara, DMLU e Smams tem como objeto a adequação do Legislativo à A3P, um programa do Ministério do Meio Ambiente. A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública, a partir do planejamento de ações em cinco principais eixos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis; e gestão adequada dos resíduos gerados. 

A Smams orientará a Câmara a planejar sua adesão à Agenda e o DMLU capacitará, de forma contínua, os servidores do Legislativo com relação ao correto manejo, coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos. Pelo Termo, o DMLU também será oficializado como o responsável pela coleta e encaminhamento dos recicláveis produzidos na Câmara para as Unidades de Triagem conveniadas com a Prefeitura.

Programação da Semana do Meio Ambiente

5/6
- 10h: Reunião Ordinária da Cosmam, sobre Energia Solar
Local: Sala 301 da Câmara Municipal

- 10h: Assinatura do Termo de Cooperação Técnica com DMLU e SMAMS para adequação e adesão da Câmara à A3P do Ministério do Meio Ambiente 
Local: Presidência da Câmara Municipal

- 11h30: Inauguração da Estação Fotovoltaica da Câmara
Local: Estacionamento da Câmara Municipal 

- 16h30: Desfile da Coleção de roupas recicladas da Eco Moda Show
Local: Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal 

8/6: 
Das 9h às 12h: Seminário Projetos da Zispoa para o Plano Diretor 2020-2030 
Local: Auditório Ana Terra da Câmara Municipal 

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)