Tribuna Popular

Câmara recebe visita da imagem de São Francisco de Assis vinda da Itália

Visita de São Francisco de Assis ao Rio Grande do Sul.
Imagem é uma relíquia que ficará no RS até maio de 2020 (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Em nome da Ordem Franciscana Secular do Rio Grande do Sul, André Luís Lopes da Silva, ministro regional da Ordem Franciscana Secular, ocupou a Tribuna Popular na tarde desta quinta-feira (2/12), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade ele falou sobre a visita da imagem de São Francisco de Assis ao Rio Grande do Sul, uma relíquia que veio diretamente da Itália para visitar o estado. “É uma grande graça estarmos recebendo na capital essa visita muito especial”, afirmou.

Em sua saudação, Silva destacou que São Francisco de Assis é uma figura representativa com uma mensagem profunda. “Com essa visita gostaríamos de marcar no coração no povo gaúcho a mensagem tão humilde desse santo. Eu represento a ordem fundada há 800 anos, momento em que também foi fundado um modo de vida para leigos viverem no mundo sua mensagem, transformando os corações para cuidarem dos corações dos mais frágeis”, declarou, destacando que os vereadores são responsáveis por cuidar do povo e de todas as criaturas de deus. "No atual momento de crise, guerra e violência, a mensagem de paz e bem é profundamente necessária", reforçou. 

Ele citou ainda autoridades públicas devotas de São Francisco de Assis como Santa Isabel da Hungria, a rainha que sofria por ser rainha e pela responsabilidade que tinha. “Quantos de nós hoje sofremos pela responsabilidade que temos? ”, questionou lembrando também São Luiz da França, um rei pobre e para os pobres. “Em seu testamento ele deixa ao seu filho a seguinte mensagem: seja bom de coração e bondoso aos pobres, desafortunados e aos aflitos, dê a eles a maior ajuda que puder e os console se conseguir, agradeça a Deus por todas a graças e faça valer a pena as graças futuras. Sempre fique do lado dos pobres e não dos ricos até ter certeza da verdade”, exclamou. 

Bênçãos 

Frei Dorvalino Fassini também subiu à tribuna e disse que na Câmara se reúnem os representantes que dão o rumo a nossa cidade. “Essa imagem, vinda diretamente de Assis, na Itália, celebra a data de 1221, quando São Francisco de Assis fundou a 3ª ordem franciscana destinada aos leigos franciscanos. Ela está aqui hoje para dar sua benção e mensagem de paz e fraternidade. Nosso mundo precisa disso, pois só assim teremos felicidade, paz, amor, paciência, perdão e reconciliação”, salientou lembrando que a imagem permanece no estado até o dia 2 maio de 2020, quando segue para Santa Catarina. 

Uma benção conduzida pelo frei concluiu o período de Tribuna Popular. Dorvalino pediu ainda a intercessão do santo para que proteja os gaúchos contra todas as adversidades e que todos amem muito sua vocação cristã para ser no mundo de hoje instrumento de paz”, finalizou.

Saudaram a tribuna popular o vereador João carlos Nedel (PP), Adeli Sell (PT), Lourdes Sprenger (MDB), Airto Ferronato (PSB) e a presidente Mônica Leal (PP).

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)