COMISSÕES

Cece debate aumento da carga horária das aulas de educação física

Reunião de Comissão - 17ª reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Projeto prevê três horas de Educação Física por semana em escolas municipais
Reunião de Comissão - 17ª reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Projeto prevê três horas de Educação Física por semana em escolas municipais (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre debateu, em reunião na tarde desta terça-feira (30/05), sobre o aumento da carga horária das aulas de educação física para três horas. O encontro foi proposto e conduzido pelo presidente da Cece, vereador Mauro Pinheiro (PL), autor do projeto de lei que torna obrigatória a carga horária mínima de três horas-aula de educação física nas escolas da rede municipal de ensino.

O representante da Fieps-RS, Everton Deiques, falou sobre o projeto de percorrer todos os municípios do Rio Grande do Sul, de forma voluntária, para apresentar aos prefeitos e vereadores das cidades a necessidade da atenção às atividades de educação física por três horas semanais, ou seja, três períodos. Deiques comentou que essa carga horária é relacionada às medidas solicitadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo necessário pelo menos 60 minutos de atividade física diária e 150 minutos de atividade aeróbica semanal. O professor da Fieps relatou sobre a dopamina, conhecido popularmente como hormônio da felicidade, que pode ser estimulado através das atividades físicas, causando sensação de bem-estar. “Esse hormônio nós conseguimos ter níveis ideais no sangue, através da prática esportiva”, explicou.

O coordenador da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Fernando Dourado, comentou sobre o desinteresse das crianças e adolescentes pela prática da educação física, causado pelos jogos eletrônicos, também por questões de segurança, como jogar bola na rua, ou ainda pelos pais não conseguirem acompanhar os filhos nas atividades esportivas. Ele apontou a defasagem de profissionais, que faz com que a Secretaria não consiga ter o mesmo alcance dentro das periferias do município. “Temos apenas 37 profissionais nas praças e parques ofertando atendimento às atividades físicas”, pontuou.

O vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) discursou sobre a importância do exercício para a saúde geral da população, combatendo a obesidade, sedentarismo e melhorando a saúde psicológica do indivíduo. “Pós pandemia, um dos grandes dilemas da educação é a saúde mental e a educação física também trabalha com essa questão”, afirmou. O vereador alegou que a situação das escolas públicas em relação à estrutura para a prática das atividades físicas é lamentável e necessita de auxílios e reformas.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)