Plenário

Diabetes, médico da família e esclerose serão lembrados em dias especiais

A Câmara Municipal da Capital aprovou, nesta segunda-feira (4/8), projeto de autoria do vereador Carlos Todeschini (PT) que sugere que o dia 14 de novembro, anualmente, passe a ser o Dia Municipal da Prevenção e do Controle do Diabetes Mellitus. A data deverá integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Porto Alegre e deverão ser promovidas atividades voltadas à divulgação e à orientação da comunidade sobre a necessidade de prevenir e controlar o Diabetes Mellitus, como caminhadas, testes de glicemia, campanhas, palestras e debates. Todeschini lembra que o 14 de novembro é indicado por ser o Dia Mundial do Diabetes.

O plenário também aprovou projeto do vereador Dr. Raul (PMDB) que sugere a instituição do Dia do Médico de Família e de Comunidade. A ser comemorada, a cada ano, no dia 5 de dezembro, essa data, como explica o Dr. Raul, será um modo de prestar uma homenagem a esses especialistas, buscando seu reconhecimento público. “Há que se prestigiar e incentivar os Médicos de Família e Comunidade no Brasil. Uma das formas de fazer isso é dedicar pelo menos um dia no ano aos profissionais que, todos os dias, cuidam das pessoas com grande abnegação”.

Outro aprovado, do vereador Dr. Goulart (PTB), institui o Dia de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla na Capital. O evento será comemorado, anualmente em 30 de novembro. "Com este dia será possível divulgar para a comunidade porto-alegrense os sintomas da enfermidade, dar esclarecimentos sobre tratamentos e integrar os portadores da esclerose múltipla e suas famílias", afirma Goulart. Conforme o autor, a esclerose múltipla (EM) é uma enfermidade neurológica crônica que ocorre mais freqüentemente em adultos entre os 18 e 50 anos. No Brasil, a prevalência da doença é de 15 casos por cem mil habitantes. No Rio Grande do Sul, calcula-se a existência de 1,5 mil portadores de esclerose múltipla, sendo 400 deles residentes em Porto Alegre.

Assessoria de Imprensa CMPA