Economia dos Cuidados

Economia de Cuidados em Brasília

Biga participa de seminário Cuidar, Verbo Transitivo: Caminhos para a Provisão de Cuidados no Brasil

Vereadora Biga Pereira
Vereadora Biga Pereira (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A vereadora Biga Pereira (PC do B – RS) embarca hoje para Brasília, onde participará do seminário Cuidar, Verbo Transitivo: Caminhos para a Provisão de Cuidados no Brasil, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Um dos primeiros projetos de Biga, que assumiu em fevereiro a vaga na Câmara de Porto Alegre, foi a criação de uma da Frente Parlamentar da Economia dos Cuidados.

A economia dos cuidados é um termo que designa o trabalho, majoritariamente realizado por mulheres, de dedicação à sobrevivência, ao bem-estar e/ou à educação de pessoas, assim como à manutenção do meio em que estão inseridas. Em âmbito doméstico, esse trabalho é invisibilizado e não remunerado. No meio profissional — terceirizado –, é mal pago. A Frente se propõe a pensar a valorização e criação de políticas públicas para cuidados com doentes crianças e idosos, realizado principalmente por mulheres. Além de ter maioria da população (54%) feminina, Porto Alegre figura ainda como a cidade com maior percentual de idosos, razão pela qual pensar políticas públicas para quem cuida são de primeira importância.

O evento em Brasília terá a participação da ministra do planejamento Simone Tebet, da presidenta do Ipea, Luciana Mendes, além de pesquisadores e agentes políticos de várias partes do mundo.

Texto

Soraya Bertoncello (Reg. Profissional nº17943/RS)

Edição

Soraya Bertoncello (Reg. Profissional nº17943/RS)