Sessão Solene

Eduardo Estima é condecorado com Comenda Porto do Sol

  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao Senhor Eduardo Estima.
    Vereador Ricardo Gomes e Eduardo Estima, na homenagem promovida pela Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao Senhor Eduardo Estima.
    Vereadores Mônica Leal e Ricardo Gomes com Eduardo Estima, esposa e filha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite desta terça-feira (9/7), sessão solene que concedeu ao empresário Eduardo Estima a Comenda Porto do Sol. A homenagem, proposta pelo vereador Ricardo Gomes (PP), ocorreu no Plenário Otávio Rocha do Legislativo e foi presidida pela vereadora Mônica Leal (PP) que, em sua saudação, ressaltou ser o homenageado "um cidadão que faz a diferença, é proativo e contribui para o desenvolvimento da cidade". 

Na tribuna, Ricardo Gomes leu citações do ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill que, como salientou, poderiam também ter sido proferidas pelo homenageado. “Eu sou um otimista não me parece haver utilidade em qualquer outra coisa. Você nunca chegará ao seu destino se parar para atirar pedras em cada cão que latir. Para convencer você deve primeiro acreditar. Você constrói o universo na medida em que avança nele", foram algumas das citações. "Enfim, todas essas frases refletem marcas do caráter do homenageado”, disse o vereador afirmando haver algo em comum entre homens que são líderes. 

Gomes destacou ainda que Estima sabe reunir pessoas e produzir sentido. “Os resultados são sempre produzidos em grupo e deixaram marcas na cidade. A sociedade toma a dianteira e concentra-se nas possíveis soluções. E justo estender essa homenagem a todos que participaram também dessas ações”, disse lembrando que em dezembro de 2018, Eduardo Estima provocou amigos empresários a dar andamento à obra da passagem da Avenida Cristóvão Colombo sob a Avenida Dom Pedro II. “A obra estava atrasada, em andamento há mais de cinco anos, e no momento estava parada. O movimento organizado por Estima conseguiu reunir doadores e voluntários, que, com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, levaram adiante a realização da obra”, contou.

Uma verdadeira transformação ocorreu naquele espaço, relatou o vereador. “As pessoas da comunidade passaram a interagir com o Poder Público Municipal, acompanhando, incentivando e promovendo a realização da obra. Os doadores reunidos e o trabalho dos voluntários possibilitaram que, finalmente, no dia 19 de março de 2019, fosse inaugurada, em um formato inovador e disruptivo: foi uma obra da sociedade, e não do governo”, declarou. Gomes concluiu ressaltando que Estima tem um compromisso com o futuro e com a cidade e salientou que, após o precoce falecimento de sua filha Patrícia, ele organizou ainda um grupo que trabalha para inaugurar a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Fígado em Porto Alegre, o que deve ocorrer em breve.

Homenageado 

Já condecorado com a Comenda Porto do Sol, Eduardo Estima disse que há poucos dias abriu um livro que tinha o seguinte título: “O não eu já tenho como resposta”. Ele disse que se identificou e ponderou: “Sempre me pergunto se é ético isso que estou me propondo a fazer”. Traçando um paralelo entre sua trajetória pessoal e profissional ele lembrou que em 1984 casou e desse casamento teve duas filhas maravilhosas. “Junto aos meus colegas e amigos temos um espirito de equipe nosso grupo incentiva a fazer bem e melhor. Em 2014, por exemplo, a insatisfação com a reeleição para a presidência da república nos fez criar um almoço denominado ‘Por Um Brasil Melhor’, e esse grupo me incentivou para sair da zona de conforto”, afirmou.

Estima disse ainda que quando pessoas inteligentes e capacitadas se unem, ninguém é dono de nada, é um movimento conjunto. “A senhora, mãe de um aluno, que faleceu em frente ao Colégio Pastor Dohms foi um marco na vida de muitos porto alegrenses. Iniciativas como a do Instituto Floresta, que captou mais de R$ 14 milhões para melhorar a segurança da nossa cidade vão ao encontro de uma premissa que tenho: Por que ao invés de reclamarmos não ajudamos”, questionou ressaltando que na semana passada um exemplo lhe emocionou. “A abertura do Gigantinho para os moradores de rua demostrou a forca da união. É isso que espero para nossa cidade, menos picuinha, menos caranguejos”, finalizou. 

Trajetória 

Formado em Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Estima foi professor de Ética Concorrencial na Funenseg, diretor da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e da Associação Comercial de Porto Alegre. Foi vencedor do Prêmio Corretor de Seguros do Ano, escolhido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor/RS).

Participaram da sessão Valéria Estima, esposa do homenageado; Júlia Estima, filha; Marcelo Gazen, secretário municipal de Infraestrutura; Pedro de Cesaro, presidente do Instituto de Estudos Empresariais; Claudio Goldsztein, presidente do Conselho do Instituto Cultural Floresta e o representante da associação comercial da capital, Nortan Lenhart. Também prestigiaram a sessão os vereadores João Carlos Nedel (PP), Felipe Camozzato (Novo), Reginaldo Pujol (DEM) e Valter Nagelstein (MDB).

 

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13688)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)