Presidência

Entidades empresariais entregam documento ao presidente da Câmara

Proprietários de bares e restaurantes e dirigentes lojistas pediram apoio da Câmara para o retorno das atividades comerciais à normalidade

Presidente Márcio Bins Ely Recebe o Vereador Pablo Melo e proprietários de bares e restaurantes de Porto Alegre
Presidente Márcio Bins Ely (documento em mãos) recebeu empresários e o vereador Pablo Melo (no canto, ao fundo) (Foto: Matheus Rosário/CMPA)

Em reunião realizada nesta quinta-feira (1/4) no Salão Nobre Dilamar Machado, da Câmara Municipal de Porto Alegre, representantes de entidades ligadas aos setores da gastronomia, lazer e comércio da Capital entregaram ao presidente da Casa, vereador Márcio Bins Ely (PDT), um documento reivindicando o retorno de suas atividades, seguindo os protocolos de segurança sanitária. Eles solicitam o apoio da Câmara Municipal ao pleito entregue ao governador do Estado, Eduardo Leite. O grupo estava acompanhado pelo vereador Pablo Melo(MDB), que requisitou o encontro.

No documento está exposta a realidade enfrentada por estes segmentos da economia. O texto ressalta que, em sua maioria, estes empresários são de pequeno e médio porte e, em razão das medidas restritivas de funcionamento, estão enfrentando dificuldades financeiras que podem acarretar no fechamento permanente de vários estabelecimentos, e, consequentemente, a extinção de muitos postos de trabalho. O grupo salienta ainda que, desde o início da pandemia, foram respeitadas todas as medidas de fechamento total ou parcial dos estabelecimentos.

Diante dessas considerações os empresários reivindicam: imediata liberação da abertura do comércio aos finais de semana e feriados; autorização para a extensão das atividade até às 23 horas, com tolerância de uma hora para dispersão dos clientes; e adoção de medidas que evitem o “efeito gangorra”, com a abertura e fechamento sucessivos das atividades.

O presidente Márcio Bins Ely destacou a importância do pleito e observou que a flexibilização das medidas retritivas devem acompanhar um planejamento que proteja a saúde da população. "Segundo a informação que já temos, 240 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e mais 60 mil doses devem ser aplicadas na próxima semana, inclusive em jovens com comorbidades. Acreditamos que, gradualmente, poderemos retornar com algumas atividades com os devidos cuidados de prevenção a propagação do covid-19.”

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Associação dos Restaurantes de Porto Alegre, Associação das Academias Gaúchas Unidas, Empresários de Gastronomia e Lazer dos Bairros Auxiliadora, Centro Histórico, Floresta, Moinhos de Vento, Santana, Quarto Distrito e empresários do comércio lojista do Centro Histórico de Porto Alegre.

Texto

Mateus Rosário (reg. prof. 6682)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:covidrestriçõespandemiaentidades empresariais