Cultura

Escola Emílio Meyer apresenta mostra de cerâmica na Câmara

  • Exposição - Exposição Oficina de Cerâmica da E.M.E.M Emílio Meyer. Coordenação Professora Vanusa Estrásulas
    Mostra divulga trabalho em cerâmica produzido por 22 pessoas da comunidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Exposição - Exposição Oficina de Cerâmica da E.M.E.M Emílio Meyer. Coordenação Professora Vanusa Estrásulas
    Obras fazem público refletir sobre temas como preservação ambiental (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Escola Municipal de Ensino Médio (Emed) Emílio Meyer apresenta a exposição Apesar de Você, de obras atuais e de acervo, até o dia 27 de setembro, na Galeria Clébio Sória - andar térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), a mostra reúne trabalhos desenvolvidos na Oficina de Cerâmica da instituição, que atende a comunidade do bairro Medianeira e do entorno há mais de 40 anos. 

Atualmente produzida por 22 pessoas da comunidade, com idades entre 16 a 75 anos, e não necessariamente restrita aos alunos da Emed, as artes têm orientação da professora Vanusa Unfer Estrásulas. A ideia, por meio de cerâmicas de tamanhos e temáticas diversas, é fazer com que os apreciadores da exposição reflitam sobre assuntos em debate na sociedade: preservação ambiental, liberdade de expressão, violência, acesso à educação e cidadania.   

“As obras usam a matéria-prima do barro para apresentar a degradação, mas também para modelar mundos possíveis”, explica o jornalista e escritor Michel de Oliveira, membro da Cerâmica Emiliana, no texto de abertura da mostra. Além disso, as palavras do profissional fazem referência a um “convite coletivo”. Oliveira convida a que “possamos fechar os olhos para espantar os pesadelos da realidade” e que, apesar da “noite turbulenta, amanhã será outro dia”. 

Escola

Situada na Avenida Niterói, 442, bairro Medianeira, a Emílio Meyer completou, em 2019, 65 anos de existência. Ela foi homenageada com um diploma na Câmara, proposto pelo vereador Marcelo Sgarbossa. Para a diretora Deliamaris Acosta, “a oficina é um exemplo da profunda ligação da escola com a comunidade”. Deliamaris lamenta, porém, que a instituição, sendo uma das duas escolas do município que oferece Ensino Médio, esteja na “iminência de fechar as matrículas, nessa modalidade, para o próximo semestre”. 

Visita

A Câmara de Porto Alegre fica localizado na Avenida Loureiro da Silva, 255, bairro Centro Histórico. A visitação da exposição, que é de entrada gratuita, está aberta ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. Informações: (51) 3220-4318 (Seção de Memorial).

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Apesar de VocêcerâmicaEmílio Meyer