Autismo

Frente do Autismo aborda equoterapia e promove atividade sensorial com animais

Frente Parlamentar presidida pelo vereador Claudio Janta realizou demonstração com cavalos na reunião que marcou a retomada dos trabalhos, nesta segunda-feira (9).

Frente do Autismo teve experiência sensorial de Equoterapia
Atividade sensorial contou com a participação de animais da Equoterapia Paraíso. Na foto, o vereador Claudio Janta mostra o cavalo Geada.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Autista, presidida pelo vereador Claudio Janta (Solidariedade), retomou as atividades de 2020 com uma experiência sensorial. Abordando o tema da equoterapia, a primeira reunião do ano, realizada na última segunda-feira (9), contou com a participação especial de Geada e Atlas - dois cavalos Equoterapia Paraíso, para demonstrações práticas de algumas atividades desenvolvidas no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Especialista convidado para abordar o tema, o fisioterapeuta Rubens Severo também havia participado da reunião de encerramento dos trabalhos da Frente Parlamentar em 2019, com palestra a respeito da terapia na Instituição Amavtron, na vila Cruzeiro. “Alegria, autoconfiança, estímulo tátil, independência e harmonia são alguns dos valores aliados a esta terapia”, apresentou, exibindo imagens e relatos de pacientes.

Enfatizando a necessidade de ampliar o conhecimento a respeito dos benefícios da equoterapia e sobre as possibilidades de acesso à terapia, o vereador Claudio Janta reforçou a relevância do tema e da difusão de alternativas no atendimento do TEA. "Durante a palestra na Amavtron, alguns pais de crianças com autismo e outras deficiências puderam compartilhar vivências e ter acesso a essas novas possibilidades. Hoje estamos ampliando esta experiência a mais pessoas”, reforçou o vereador.

O retorno das atividades da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Autista também contou com a participação da advogada Bruna Katz. A especialista abordou questões referentes ao amparo legal e a garantia de direitos como a terapia, pelas vias judiciais.

O encontro na segunda-feira aconteceu em caráter excepcional. Dando continuidade ao calendário do ano passado, as atividades devem seguir às terças-feiras, em semanas intercaladas. As reuniões acontecem na sala 301, sempre às 14 horas.