EXECUTIVO

Lançado o edital para eleição dos conselheiros tutelares

Presidente Hamilton Sossmeier participa do Ato de Lançamento do Edital da Eleição dos Conselhos Tutelares, no Plenarinho Ana Terra.
Presidente Hamilton Sossmeier participa do Ato de Lançamento do Edital da Eleição dos Conselhos Tutelares, no Plenarinho Ana Terra. (Foto: Amanda Bormida/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB) participou do lançamento do edital da eleição dos conselheiros tutelares de Porto Alegre, nesta quinta-feira, 30, no plenário Ana Terra. Organizado pelo Conselho Municipal da Criança de do Adolescente (CMDCA) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o evento apresentou como inovação do edital a parceria com uma empresa privada para a aplicação das provas aos candidatos. A eleição acontecerá no dia 1º de outubro.

Sossmeier destacou o papel essencial dos conselheiros tutelares na proteção das crianças e adolescentes. "É uma honra receber este ato nesta Casa. Os conselheiros tutelares são de suma importância no zelo pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e cada um desses homens e mulheres podem contar com o Legislativo na execução de suas funções", afirmou.

O secretário Léo Voigt lembrou os desafios complexos que são necessários superar, pois a sociedade tem elevadas expectativas acerca do conselheiro tutelar. “Temos que fazer essa mediação de achar o melhor procurador do interesse da defesa da infância”.

A presidente do CMDCA, Carolina Aguirre, pontuou a importância deste novo modelo de eleição, que será o primeiro do Brasil a unir poder público e empresa privada para a execução das provas. “Mais uma vez Porto Alegre pode se tornar uma capital da inovação, principalmente na área da criança e do adolescente”. O objetivo é garantir maior transparência no processo das eleições.

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)