Tribuna Popular

Moradores de rua pedem apoio ao Projeto Mãos Dadas

Representante da entidade sugeriu que incubadora receba o nome de Pedro Américo Leal.

Associação dos Moradores de Rua da Grande Porto Alegre fala sobre Projeto Cais Mauá.  Orador: Sr. Silmar Maximo, presidente da associação.
Silmar Máximo ocupou Tribuna Popular nesta segunda-feira (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Apoio para a implementação do Projeto Mãos Dadas foi solicitado, nesta segunda-feira (16/10), aos vereadores e vereadoras da Capital pela Associação dos Moradores de Rua da Grande Porto Alegre. Ao utilizar o espaço da Tribuna Popular na sessão ordinária da Câmara Municipal desta tarde, Silmar Silvério Máximo, representante da entidade, disse que a proposta inclui ateliê de costura, artesanato, pintura, crochê, formação em eletrônica e mão de obra – como pedreiro, por exemplo –, cujo objetivo é tirar da rua as pessoas que se encontram nesta situação. “Depois de meio ano já saem com diploma para trabalhar e sair da rua”, salientou.

“O projeto não é só dos moradores de rua”, destacou ainda Silmar sobre o tema da Tribuna Popular. “Gostaria que todos os vereadores apoiassem”, pediu aos mostrar ao plenário garrafas forradas com sobras de plástico, como item que poderá ser desenvolvido nas oficinas de artesanato. Ele ainda sugeriu que a incubadora que venha a abrigar o Projeto Mãos Dadas receba o nome do ex-vereador Pedro Américo Leal ao lembrar que teve seu primeiro contato com o patrono sugerido aos 12 anos de idade quando “chegou na Câmara cheirado de cola” e o então vereador lhe ofereceu bolacha recheada e um copo de café com leite. O representante da associação ainda agradeceu aos vereadores que contribuíram com brinquedos e guloseimas para as crianças em situação de rua, em evento na semana passada.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)